Romance e clima de Natal são chave para 'Uma Segunda Chance para Amar'


Por Enoe Lopes Pontes

Emma Thompson (vencedora do Oscar de melhor roteiro adaptado por Razão e Sensibilidade) no elenco e assinando o roteiro ao lado de Paul Feig (Caça-Fantasmas), que também dirige o filme, que é protagonizado pela Emilia Clarke (a Daenerys de Game of Thrones). Os nomes nos créditos iniciais por si só já criam um clima de expectativas para a nova comédia romântica natalina, Uma Segunda Chance para Amar. Com estreia prevista para esta quinta-feira, 27, o longa conta a história de Kate (Clarke), uma jovem que se sente um tanto perdida de qual rumo tomar na vida.

A garota é cantora, mas possui um emprego temporário, em uma loja de artigos natalinos, que fica aberta o ano todo. Em um dia de expediente, ela conhece Tom (Henry Golding, de Podres de Ricos), um rapaz extremamente atencioso que aparece em sua vida. Este é o start da trama e a sensação inicial é de os rumos do enredo seriam os mais óbvios. Contudo, sem revelar spoilers, é possível dizer que há um cuidado em buscar trazer elementos que fazem sentido para a trajetória da personagem principal e em construir uma progressão dramática* para que a empatia com Kate seja estabelecida e para que a sua própria jornada seja entendida e justificada.

Até o clímax da história, o roteiro de Thompson e Feig conhece realizar tal intento. À medida que as informações vão sendo reveladas, o público pode começar a compreender o que está acontecendo, quem são aquelas pessoas e o que as levou para o atual estágio que estão. No entanto, na virada para o início di encerramento, a obra começa a se perder e a projeção se enfraquece, porque deixa a sensação de indecisão em relação ao desfecho dela e do foco do que ele mesmo quer passar. Os últimos 20 minutos tornam-se confusos, apressados e apelativos. Alguns momentos de flashback, com a utilização de canções suaves, câmera lenta e zoom in que deixa um quadro em close-up, clamam por choro da plateia e são um tanto repentinos, quebrando a conexão com o que vinha sendo construído.



Neste balanço entre organicidade e artificialidade tem-se o carisma e busca por um tom de naturalidade de Emilia Clarke. A atriz foca em balancear os tons de melancolia, euforia e dor da sua Kate. Em alguns momentos, ela faz lembrar papéis anteriores da Helena Boham Carter, que trabalha bem com essa mistura entre o sombrio, cômico e toda a área que existe entre as duas coisas. 

Do outro lado, há Emma Thompson, uma intérprete que tem um domínio da cena e isso é notável, mas que a sua decisão de fazer uma mulher da Iugoslávia, de sotaque forte, costumes peculiares e pouco entendimento da língua inglesa de maneira mais intensa, quebra com o que está sendo apresentado na tela por todos os outros integrantes da produção. A caricatura da figura feminina desolada e triste por ter passado por uma guerra e ter criado duas filhas em um país diferente está ali, porém com certo toque de pejorativo na caracterização. A sua Petra chega quase a ser uma Sybil Trelawney (da saga Harry Potter).

Apesar de alguns tropeços e exagero, Uma Segunda Chance para Amar entrega um romance de Natal que traz personagens com carisma e humor, desenvolve as situações ao ponto de ficar claro durante a exibição que aqueles indivíduos possuem complexidade e passados bem definidos. Além disso, o casal Kate e Tom possui uma química e uma dinâmica de olhares, gestos e toques que podem acarretar em uma torcida de quem assiste para que a dupla termine junta.

* Aqui, no sentido do drama aristotélico, que, resumidamente, pode ser explicado como ação. Ou seja, como as ações são progressivas no contexto da presente obra.


Last Christmas, 2019. Dir.: Paul Feig. Roteiro: Emma Thompson e Bryony Kimmings. Elenco: Emilia Clarke, Henry Golding, Emma Thompson, Michelle Yeoh, Boris Isakovic, Maxim Baldry, Patti LuPone, Lydia Leonard. Universal, 103 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,270,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Romance e clima de Natal são chave para 'Uma Segunda Chance para Amar'
Romance e clima de Natal são chave para 'Uma Segunda Chance para Amar'
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQXv6sRwoah2A2yLCRJnmK5iyxiVU0JozviWOAY-DOE5TPGqlMjhDAZD3BXjyxUC62PchfWOrDPAtZwPc3MftAPozC1RLf60ekMEKCzZJSPo5P-TpqA945C0pSAcMycc_6736mwl_JkxzG/s400/Last+Christmas.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQXv6sRwoah2A2yLCRJnmK5iyxiVU0JozviWOAY-DOE5TPGqlMjhDAZD3BXjyxUC62PchfWOrDPAtZwPc3MftAPozC1RLf60ekMEKCzZJSPo5P-TpqA945C0pSAcMycc_6736mwl_JkxzG/s72-c/Last+Christmas.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/11/romance-e-clima-de-natal-sao-chave-para.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/11/romance-e-clima-de-natal-sao-chave-para.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código