As ruínas de uma era em 'O Irlandês', de Martin Scorsese


A vida criminosa nos EUA atravessada pela história dos imigrantes no país sempre foi interesse recorrente na filmografia do diretor Martin Scorsese, que depois de anos retorna ao assunto em O Irlandês. Com figuras marcantes da sua trajetória cinematográfica como Robert DeNiro, Joe Pesci e Harvey Keitel, além da adição de Al Pacino ao grupo (e que adição!), Scorsese oferece ao público mais um drama criminal sobre a máfia e sobre as consequências do compromisso dos seus personagens com ela. No entanto, é interessante como dessa vez a perspectiva sobre o assunto é outra. 

Com quase três horas e meia de duração, O Irlandês explora os meandros das ações de sindicatos liderados por imigrantes, que promovem um banho de sangue eliminando traidores e sujeitos comprometedores para suas ações. Ao longo de O Irlandês, Scorsese explora décadas e décadas de atuação criminosa, que incluem fraudes e "queimas de arquivo", concentrando sua narrativa na trajetória do imigrante irlandês Frank Sheeran, papel de Robert DeNiro, que de motorista casual, passa a ser braço direito dos criminosos, entre eles o chefão do crime interpretado por Pacino. 


A ascensão social de Sheeran é acompanhada simultaneamente pela derrocada do sistema que alimenta o poder de influência de sujeitos como Jimmy Hodda, o personagem de Pacino. Muitos desses homens estavam resistentes à constatação de que não são mais as forças motrizes das suas comunidade e é ai que nasce todo o conflito de O Irlandês.  O grande "salto" da mais recente produção de Scorsese nessa temática das organizações criminosas e sua atuação na história dos EUA, o conhecido "filme de gângster", está evidentemente no terceiro ato do longa, revelando uma perspectiva do diretor sobre o assunto que não suspeitávamos. 

O carisma e a grande extensão do poder desses homens cedem espaço para as sequelas do tempo, como as relações familiares mal resolvidas, os problemas de saúde, a sensação de solidão e, por sua vez, a constante paranoia. É no olhar de Scorsese para esse estágio final da vida desses homens que popularam o imaginário dos filmes do veterano diretor de obras como Os Bons Companheiros e Cassino que O Irlandês se transforma em um projeto singular na sua carreira. 

A partir de uma informação recebida pelo personagem de Joe Pesci durante uma viagem para um casamento, Scorsese acompanha a tensão concentrada no rosto de Robert DeNiro cujas ações  marcarão para sempre a vida de Frank Sheeran. Acompanhando obsessivamente cada passo desse personagem rumo a sua trágica missão, Scorsese segue o restante do terceiro ato com uma câmera paciente, que não tem pressa para desenvolver ações. É nesse momento também que o diretor acompanha as limitações físicas dos seus protagonistas mais velhos, personagens que reavaliam suas ações em vida por um lado, mas que pelo outro, insistem em perceber seus tortos códigos de ação como linhas de conduta corretas. 

Em O Irlandês, Scorsese trabalha também com os elos que fortalecem e elastizam os sensos de lealdade e dívida desses homens. É o "velho" mundo dominado por um patriarcado obsoleto, observado apenas pelas personagens femininas que começam a ocupar a tela nos minutos finais do longa para indagarem a esses protagonistas: "Por que?", única fala da filha de Sheeran interpretada por Anna Paquin. 

Assim, durante toda a projeção, O Irlandês oferece ao espectador as respostas para a ruína dessa América que intentava construir um modelo de sociedade amparada no medo, na violência, no crime. A intransigência desses homens, sua alienação àquilo que acontecia debaixo do próprio teto com esposas e filhos, as contradições de um código de conduta que versava sobre lealdade, mas, no fundo, abria exceções e a herança de tudo isso em uma velhice amparada por recursos materiais, mas também ausente de laços de afeto. É sobre isso que O Irlandês trata. 

O Irlandês então representa um outro estágio na carreira de Scorsese de reflexão sobre temas que lhe são recorrentes, um cineasta que amadureceu a ponto de rever um certo fascínio pelas figuras criminosas, lançando agora um olhar sobre as consequências irremediáveis dos seus atos extremamente condenáveis. Quando a gente poderia pensar que o veterano cineasta já ofereceu tudo o que tinha a oferecer sobre o assunto, Scorsese nos surpreende mais uma vez com sua versatilidade e domínio narrativo. 


The Irishman, 2019. Dir.: Martin Scorsese. Roteiro: Steven Zaillian. Elenco: Robert DeNiro, Al Pacino, Joe Pesci, Anna Paquin, Jesse Plemons, Stephen Graham, Bobby Cannavale, Harvey Keitel, Jack Huston, Ray Romano. Disponível na Netflix, 209 min. 

Assista ao trailer:



COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: As ruínas de uma era em 'O Irlandês', de Martin Scorsese
As ruínas de uma era em 'O Irlandês', de Martin Scorsese
https://1.bp.blogspot.com/-dUuedeqLdC8/XcolgUaHT4I/AAAAAAAAdKg/SOZ3OyaRHks4N9oRIbh0622Jq2N0tal6gCLcBGAsYHQ/s400/O%2BIrlandes.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-dUuedeqLdC8/XcolgUaHT4I/AAAAAAAAdKg/SOZ3OyaRHks4N9oRIbh0622Jq2N0tal6gCLcBGAsYHQ/s72-c/O%2BIrlandes.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/11/o-irlandes.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/11/o-irlandes.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código