Danny Torrance enfrenta o passado no Hotel Overlook em 'Doutor Sono'


Aguardado com grande expectativa pelos fãs do terror, Doutor Sono tem como"sombra" uma das maiores obras do cinema, O Iluminado de Stanley Kubrick. Também baseado em um romance de Stephen King, o longa roteirizado e dirigido por Mike Flanagan, habituado com o universo do escritor depois de ter conduzido recentemente Jogo Perigoso para a Netflix, é uma continuação dos eventos de O Iluminado. 

O filme de Flanagan se sai bem dessa "roubada" ao não se deixa intimidar pelo passado, mas também respeitá-lo e reverenciá-lo sem exageros, entregando ainda um filme que, na maior parte das vezes, é consistente. Sabiamente, Doutor Sono se interessa mais em ser uma adaptação do romance homônimo de Stephen King do que em ter como espelho O Iluminado de Stanley Kubrick, algo que poderia lhe trazer sérios problemas. Esse é o "salto" primeiro do filme.  

Em Doutor Sono, Ewan McGregor interpreta a versão madura Danny Torrance, um homem repleto de traumas ainda a serem superados. Os caminhos de Danny se cruzam com o da garota Abra, que, assim como ele, tem recorrentes visões, um elo muito potente com o sobrenatural. Danny encara a assustadora lembrança do seu pai quando Abra começa a ser perseguida por Rose, a líder de um bando maligno que se alimenta de humanos. 


Uma das qualidades do trabalho de Flanagan em Doutor Sono é a maneira como ele entende ser necessário desenvolver gradualmente sua trama e seus personagens, sem forçação ou pressa. O filme nos apresenta primeiro Danny assimilando os eventos vivenciados no Overlook com seu pai e se tornando um adulto acuado, apegado a vícios, para, em seguida, fazê-lo encontrar formas de colocar a sua vida nos eixos. Também somos introduzidos à menina Abra, as manifestações do seu dom sobrenatural dentro de casa e a dificuldade que seus pais têm para lidar com o assunto. Por fim, Doutor Sono nos introduz Rose, uma manifestação maligna que traz para a sua órbita um grupo de seguidores obcecados pela vida eterna. A maneira como Flanagan explora cada um desses pontos da sua trama, construindo "terrenos", fazendo economia do clímax, conduzindo passo a passo o destino dos seus personagens até suas vidas entrelaçarem-se é exemplar.

O filme tem como alicerce a interpretação de Ewan McGregor, ótimo na maneira econômica com a qual emula em grau mais elevado a introspecção do Danny que conhecemos em O Iluminado. Adulto, o Danny de McGregor é um sujeito avesso a protagonismos sociais, não quer ser notado. É um homem cheio de sequelas dos eventos que já conhecemos e que teme qualquer tipo de enfrentamento público dessas questões, preferindo o isolamento aos riscos do convívio social. 

A qualidade da performance sutil, complexa e quieta de McGregor contrasta com a interpretação de Rebecca Ferguson como Rose. Claro que a personagem da atriz acaba não sendo o grande vilão do filme, se mostrando apenas como um obstáculo que Danny Torrance encontra pelo caminho para enfrentar o seu verdadeiro algoz, os medos que cultiva na sua psiquê. No entanto, como durante boa parte do longa Rose é o mal a ser combatido na jornada do protagonista, essa cruzada perde um pouco do seu impacto na medida em que Ferguson não transmite autoridade e o senso de perigo necessários a sua personagem. A atriz não consegue contornar as limitações físicas que não estão a seu favor, como seus traços delicados e sua juventude, interpretando Rose com  unidimensionalidade através de "caras e bocas" de ira. Não chega a ser algo que compromete severamente o filme, mas traz impactos consideráveis na atmosfera de horror da trama.

Na medida em que a história avança, Doutor Sono deixa claro como toda a trama em torno da perseguição de Rose e seu bando a Abra é um motivo para fazer com que Danny encare seus traumas de infância, um tema recorrente na obra de King. Doutor Sono acaba sendo um longa sobre esse personagem e sobre sua redenção a partir do instante em que ele consegue compreender a necessidade de contornar os anos de repressão a sua espontaneidade infantil.

Por anos, Danny encarou sua "iluminação" como algo contra o qual precisava combater ou conter. A partir do instante em que o personagem compreende que a melhor forma de lidar com suas manifestações é através do acolhimento daquilo que antes lhe parecia assustador. Essa reescrita da história de Danny e sua redenção é vivenciada também pela menina Abra que encontra uma forma de não repetir a história do amigo, se aceitando e compreendendo a "iluminação" como um traço de si e não uma maldição. 


Doctor Sleep, 2019. Dir.: Mike Flanagan. Roteiro: Mike Flanagan. Elenco: Ewan McGregor, Rebecca Ferguson, Kyliegh Curran, Carel Struycken, Carl Lumbly, Emily Alyn Lind, Cliff Curtis, Zahn McClarnon, Bruce Greenwood, Jacob Tremblay. Warner, 151 min. 

Assista ao trailer: 


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Danny Torrance enfrenta o passado no Hotel Overlook em 'Doutor Sono'
Danny Torrance enfrenta o passado no Hotel Overlook em 'Doutor Sono'
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9RurhtizxarCBklWLzbAgBIo0YHpa9CeoUgNtWDXy8rG0_rhH6so5OGETs70JlNhu7rwDGHEw_r1ZTxsYTwmEuNMEVaUhKmut6yvK2ozQbMucJ2Q7aGvC8xoCuFCYG71-XOK6TLOBfwM2/s400/Doutor+Sono.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9RurhtizxarCBklWLzbAgBIo0YHpa9CeoUgNtWDXy8rG0_rhH6so5OGETs70JlNhu7rwDGHEw_r1ZTxsYTwmEuNMEVaUhKmut6yvK2ozQbMucJ2Q7aGvC8xoCuFCYG71-XOK6TLOBfwM2/s72-c/Doutor+Sono.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/11/danny-torrance-enfrenta-o-passado-no.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/11/danny-torrance-enfrenta-o-passado-no.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código