'A Música da Minha Vida' é sobre Springsteen e a Inglaterra de Tatcher


A Música da Minha Vida tem uma interessante história a ser contada. Em pleno crescimento da xenofobia na Inglaterra do governo de Margaret Tatcher, uma onda conservadora toma de assalto a família de um  jovem imigrante paquistanês chamado Javed. Em meio à crise, o rapaz tem sua vida revolucionada pela influência da música de Bruce Springsteen. O filme da queniana Gurinder Chadha acaba se tornando um musical com a clássica trajetória coming of age, mas também encontra espaço para abordar o choque cultural pela perspectiva dos imigrantes, algo bastante raro no cinema comercial. 

 Sob a "embalagem" da simpática comédia inglesa, A Música da Minha Vida tem a reverência ao legado de Bruce Springsteen apenas como um detalhe. O interesse da cineasta é mesmo na trajetória de Javed, inspirada nos relatos de um jovem que de fato existiu e que é mesmo fã de Springsteen e acompanhou o trabalho do músico durante muito tempo. Chadha constrói um filme com relacionamentos marcados por um senso de empatia que não os enquadra em estereótipos, lidando com temáticas difíceis que envolvem questões históricas e geopolíticas. 


Assumindo a perspectiva de um rapaz que tem como conflito as divergências entre a cultura da sua família e as influências ocidentais na sua própria vivência longe da Ásia, Chadha desenvolve de maneira complexa os atritos desse rapaz, sobretudo quando o coloca frente a frente seus desejos com as expectativas do seu pai. A cineasta toma como coração do seu longa os atores Viveik  Kalra e Kulvinder Ghir que exibem na tela uma relação entre pai e filho repleta de divergências, mas também de muito amor. A perspectiva da cineasta é semelhante àquela procurada em Doentes de Amor, longa de 2017, porém a história agora é ambientada na Inglaterra de 1987.

O longa de Chadha capta esse conflito cultural dos paquistaneses na Inglaterra de Tatcher, equilibrando bem o drama familiar com seu contexto histórico, como exibe na excelente cena em que, simultaneamente, a família do protagonista se depara com uma manifestação enquanto ele vai em busca de ingressos para o show de Springsteen. A maneira como o filme trafega entre política, sociedade e melodrama, mantendo sua jovialidade e sendo preciso no retrato do seu período, é um dos grandes méritos do trabalho de Chadha. 

Alegre e sempre emotivo, A Música da Minha Vida é um filme que demanda a receptividade do espectador a histórias assumidamente sentimentais, mas não na expressão vulgar do adjetivo, e sim sua faceta mais honesta. Chadha faz um longa repleto de personagens adoráveis e com os quais facilmente nos identificamos. As canções de Bruce Springsteen ao longo da história são um bônus e preenchem de significado a jornada de amadurecimento do seu protagonista, no entanto, a força dessa espirituosa jornada está na singularidade da sua perspectiva.


Blinded by the Light, 2019. Dir.: Gurinder Chadha. Roteiro: Gurinder Chadha, Sarfraz Manzoor e Paul Mayeda Berges. Elenco: Viveik Kalra, Kulvinder Ghir, Hayley Atwell, Meera Ganatra, Aaron Phagura, Sean-Charles Chapman, Nikita Mehta, Nell Williams, Tara Divina. Warner, 118 min. 

Assista ao trailer:

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,268,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 'A Música da Minha Vida' é sobre Springsteen e a Inglaterra de Tatcher
'A Música da Minha Vida' é sobre Springsteen e a Inglaterra de Tatcher
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPCGmyFqPVbjwExJ9T-78tb91vOEoaBGGpuCvSvZoC6BJCsn7NFxV7hMi1PQUg6EflM8Rpnh9n21fe-bN-iFmIyUNTAo-_E-P3h1WQ0evPqo0jBmOQURzpH3VeHeUaflzE0W9fimq_soFa/s400/A+Musica+da+Minha+Vida.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPCGmyFqPVbjwExJ9T-78tb91vOEoaBGGpuCvSvZoC6BJCsn7NFxV7hMi1PQUg6EflM8Rpnh9n21fe-bN-iFmIyUNTAo-_E-P3h1WQ0evPqo0jBmOQURzpH3VeHeUaflzE0W9fimq_soFa/s72-c/A+Musica+da+Minha+Vida.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/09/a-musica-da-minha-vida.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/09/a-musica-da-minha-vida.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código