Mãe e muito mais é um exemplar raro hoje em dia. Protagonizado por três atrizes na casa dos cinquenta anos, todas completamente desaproveitadas no cinema a despeito das suas carreiras na televisão e de já terem sido indicadas ou vencido o Oscar, o filme explora temas que raramente são a questão central de comédias: a amizade entre mulheres e a maternidade na maturidade. É uma pena que essa iniciativa nobre da diretora e roteirista Cindy Chupack resulte numa história tão desnorteada.
No longa, Angela Bassett, Patricia Arquette e Felicity Huffman interpretam três mulheres que se tornaram amigas depois que seus filhos estabeleceram uma amizade na infância. Quando os três rapazes crescem, as três passam a se ressentir pela distância que eles fazem questão de manter e por não terem tanta dependência assim delas em comparação à época em que eram pequenos. Elas então decidem partir para Nova York, onde eles moram, e os procuram a fim de que eles notem a falta que fazem na vida delas.
Bassett, Arquette e Huffman se tornam um trio tão poderoso em cena que podem até ser capazes de camuflar em alguns momentos os tropeços do longa com carisma. Se Mãe e muito mais detém algum resquício de dignidade é graças a suas três protagonistas que se divertem muito na tela em situações esdrúxulas e despojadas.
O longa em si não rende muito. Chupack se perde em meio a suas diversas tramas (ela tem que se equilibrar entre a história das suas mulheres, dos seus filhos e a relação entre elas e eles) e acaba "presentando" o espectador com um filme que parece não esgotar os seus twists, ficando evidente em dado momento que a história apela para todas as direções e não tem muito foco. Fica evidente que suas protagonistas são maiores que a própria obra, ainda que a mesma funcione ocasionalmente como aquela "farofa" despretensiosa que a gente costuma adorar assistir.
Otherhood, 2019. Dir.: Cindy Chupack. Roteiro: Cindy Chupack e Mark Andrus. Elenco: Angela Bassett, Patricia Arquette, Felicity Huffman, Jake Hoffman, Jake Lacy, Sinqua Walls, Frank De Julio, Heidi Gardner, Afton Williamson, Stephen Kunken. Disponível na Netflix, 100 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS