Adaptado do romance homônimo de Alvin Schwartz, Histórias Assustadoras para contar no Escuro narra a história de um grupo de adolescentes que durante o Halloween descobre numa mansão mal assombrada um livro que pertencia a antiga dona do local. Eles acabam despertando uma série de acontecimentos macabros narrados pelo diário que condena um a um a violentos eventos, entre eles um espantalho estranho e um zumbi em busca de partes do seu corpo perdida.
A produção do longa é de Guillermo DelToro (que também co-roteiriza o projeto) e a direção ficou por conta de André Ovredal, o mesmo de O Caçador de Troll e A Autópsia, portanto, nomes mais do que familiarizados com o gênero. Se apresentando como uma espécie de compilações de lendas urbanas, que, vistas do ponto de vista dos seus protagonistas adolescentes, acabam recebendo um apropriado tom juvenil, Histórias Assustadoras para contar no Escuro funciona mais em seus episódios isolados de horror do que como uma trama una.
O projeto apresenta ideias interessantes a serem exploradas nos moldes de narrativas como Goosebumps ou Contos da Cripta. No entanto, o material prefere o formato de longa ao invés de se apresentar como uma episódica antologia. Assim, fica visível a falta de fôlego do roteiro no seu terceiro ato, que encerra uma história com ótimos monstros e casos de horror de maneira morna e anticlimática. Ainda assim, a ótima impressão das boas ideias do projeto é o que fica e o projeto é bem-vindo para os fãs do gênero.
Scary Stories to tell in the Dark, 2019. Dir.: André Ovredal. Roteiro: Guillermo DelToro, Dan Hegeman e Kevin Hageman. Elenco: Zoe Margaret Colletti, Michael Garza, Austin Zajur, Gabriel Rush, Austin Abrams, Dean Norris, Gil Bellows, Lorraine Toussaint, Natalie Ganznor. Diamond Filmes, 111 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS