Durante as exibições de Um Ladrão com Estilo em festivais como Telluride e Toronto no ano passado, Robert Redford definiu o longa como sua última participação nas telonas. O filme conta a história de Forrest Tucker um ladrão que até a maturidade seguiu na vida criminosa ficando conhecido pela maneira sorrateira como empreendia suas ações.
David Lowery (de longas cultuados no circuito independente americano como Amor fora da lei e Sombras da Vida) dirige e roteiriza o trabalho de Redford a partir de um artigo escrito por David Grann para a New Yorker. Com altos e baixos graças às próprias características de Lowery como diretor, Um Ladrão com Estilo dá ao premiado ator a oportunidade de fazer uma despedida com classe das telas.
Um Ladrão com Estilo é um longa com altos e baixos porque o drama tem uma certa dificuldade para engrenar. Com um timing particular, o filme demora a emplacar personagens e tramas. Quando o policial interpretado por Casey Affleck e o interesse amoroso do protagonista vivido por Sissy Spacek entram em cena, o longa leva tempo até fazer com que suas histórias de fato demonstrem conexões interessantes com a do personagem de Redford, mas ao final acabam existindo recompensas e Lowery encontra nos detalhes a riqueza do seu protagonista e sua trajetória.
Com ótimas atuações do trio central (Redford, Spacek e Affleck), Lowery dá mais uma vez provas da sua versatilidade como realizador, demonstrando sempre um olhar nada óbvio para os seus personagens e suas histórias. Se, mais uma vez, sua narrativa carece de ritmo, por outro lado ele entrega um filme atento a detalhes e gestos que talvez não fossem explorados por outro realizador. É uma boa despedida do astro, ainda que careça de algum clímax.
The Old Man and the Gun, 2018. Dir.: David Lowery. Roteiro: David Lowery. Elenco: Robert Redford, Casey Affleck, Sissy Spacek, Danny Glover, Tom Waits, Tika Sumpter, Ari Elizabeth Johnson, Teagan Johnson. Disponível no Net Now, 93 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS