Em As Trapaceiras, a vencedora do Oscar Anne Hathaway (Os Miseráveis) se reúne com a comediante australiana Rebel Wilson (conhecida por sua participação na franquia musical A Escolha Perfeita) para fazer uma comédia sobre duas vigaristas. De um lado, Hathaway vive a sofisticada Josephine Chesterfield. Do outro, Wilson interpreta, bem, uma variação da fat Amy de A Escolha Perfeita batizada aqui de Penny Rust.
No longa, as personagens das atrizes são apresentadas em ação praticando golpes que basicamente se aproveitam do estigma machista da fragilidade feminina. A partir disso, Josephine e Penny ganham a vida "dando a rasteira" em homens milionários que caem como "patos" nas armações das duas golpistas. O que inicialmente era uma parceria se transforma em rivalidade quando Penny começa a perceber que está sendo explorada por Josephine e elas então resolvem ver quem é a melhor do ramo aplicando um golpe num jovem que ficou milionário a partir de um aplicativo.
O contraste entre as duas protagonistas de As Trapaceiras poderia até render uma comédia interessante já que as atrizes são completamente diferentes em seus respectivos métodos de trabalho e isso sempre rende muito na tela. Entretanto, o roteiro da produção é rasteiro utilizando piadas ruins que não tornam a trama fluida e emperram a dinâmica da dupla. Sobretudo porque As Trapaceiras se apropria em demasiado das "improvisações" de Wilson, que em cena parece só encontrar como recurso piadas de cunho sexual e que sublinhem o seu tipo físico.
A comédia é tão insossa que chegamos ao terceiro ato já conscientes da baixa qualidade do material, o que torna determinadas sequências finais até toleráveis. No entanto, fica evidente a saturação de Rebel Wilson como comediante e como As Trapaceiras parece se contentar em ser sustentado pelas repetitivas piadas da humorista. Nem mesmo alguns poucos esforços de Anne Hathaway se desdobrando nas múltiplas facetas de sua personagem melhoram a produção.
The Hustle, 2019. Dir.: Chris Addison. Roteiro: Stanley Shapiro, Paul Henning, Dale Launer e Jac Schaeffer. Elenco: Anne Hathaway, Rebel Wilson, Alex Sharp, Ingrid Oliver, Nicholas Woodeson, Timothy Simons, Casper Christensen. Universal, 93 min.
COMENTÁRIOS