Protagonizado por Mel Gibson e Helen Hunt, Do que as Mulheres gostam é uma comédia de 2000 dirigida por Nancy Meyers que trazia a seguinte premissa: após um acidente doméstico, o publicitário Nick Marshall (Gibson) passa a adquirir o poder de ouvir o pensamento das mulheres. Depois de 18 anos, a produção ganha uma nova versão, agora pela perspectiva feminina através da personagem de Taraji P. Henson, uma mega empresária de astros do esporte. Assim como o protagonista do longa de 2000, a personagem desse filme consegue ler tudo o que se passa na mente do sexo oposto e com isso vai galgando algumas posições na sua própria carreira e algumas lições de vida com a experiência.
Do que os Homens gostam é dirigido por Adam Shankman (o mesmo de musicais como Hairspray: Em Busca da Fama e Rock of Ages) e resulta num momento de holofote para sua protagonista. O filme é marcado por momentos divertidos para Taraji P. Henson que surge bem à vontade em cena num papel leve e que demanda da atriz muito timing para a comédia, algo que a própria corresponde muito bem. Também há bons momentos para outros atores, como Tracy Morgan, que interpreta o pai de um jogador de basquete, e principalmente Erykah Badu, que vive uma excêntrica vidente. É através da personagem de Badu que a protagonista ganha seus poderes. A personagem da atriz é tão peculiar que ganha seu próprio momento com os demais personagens do filme nos créditos finais.
Há um esforço da produção em realizar uma leitura contemporânea do longa anterior, propondo pontualmente se adequar às atuais discussões sobre a questão do preconceito de gênero, sobretudo no universo corporativo. Do que os homens gostam se adequa ao discurso do empoderamento feminino e lança isso como algo positivo como um aperfeiçoamento da representação da business woman no cinema. Ao mesmo tempo, também é um filme que não fica na discussão rasa sobre o preconceito de gênero, fazendo uma própria autoanálise do movimento. Nesse sentido, o longa é bastante honesto e propõe singelas reflexões, ainda que o propósito final mesmo seja a despretensiosa imersão na comédia.
Do que os Homens gostam acaba perdendo um pouco de fôlego, apesar da sua protagonista nunca deixar a "peteca cair", mantendo o nível de entretenimento da produção mesmo quando as coisas parecem cair num marasmo. Diferente dos projetos anteriores de Shankman, a comédia aposta suas fichas numa simplicidade (inclusive visual), o que é uma pena. Em todo o caso, é divertido ver Henson tão à vontade em cena e liderando uma produção do gênero.
What men want, 2019. Dir.: Adam Shankman. Roteiro: Tina Gordon, Peter Huyck e Alex Gregory. Elenco: Taraji P. Henson, Josh Brener, Aldis Hodge, Tracy Morgan, Max Greenfield, Brian Bosworth, Kellan Lutz, Auston Jon Moore, Erykah Badu. Disponível no Net Now, 117 min.
Assistam ao trailer:
COMENTÁRIOS