Excelência técnica não supre os tropeços da narrativa de 'Bem-Vindos a Marwen'


Como forma de aplacar alguns fantasmas pessoais, o fotógrafo Mark Hogancamp faz o que muitos artistas fazem, utiliza a sua própria arte para assimilar eventos traumáticos da sua vida. Hogancamp criou uma cidade fictícia habitada por bonecos que o remetem a pessoas que conhece, principalmente as mulheres. Mark foi agredido por um grupo neo-nazista depois que descobrem que ele eventualmente usa sapatos de salto alto. 

Inspirado pela história de vida do artista, Robert Zemeckis realiza Bem-Vindos a Marwen, seu mais recente filme. O cineasta lembrado por Forrest Gump e De Volta para o Futuro parece não estar na fase mais inspirada da sua carreira, entretanto. Se A Travessia era um filme repleto de méritos, mas acabou sendo esquecido nas bilheterias e na temporada de prêmios, Bem-Vindos a Marwen, que teve uma repercussão igualmente problemática, não consegue se sustentar narrativamente. 


Como parte da filmografia de Zemeckis, o filme tem grandes méritos técnicos, concebendo com esmero visual o universo das bonecas do protagonista, que sempre parece buscar um diálogo com aquilo que acontece de fato na vida do seu personagem. O filme faz um excelente uso da captura de movimentos e torna os detalhes das personagens de plástico bem próximo da realidade em detalhes, texturas etc. 

Bem-Vindos a Marwen parece ter dificuldade mesmo no seu departamento narrativo. O roteiro da produção não consegue fazer um diálogo fluido entre a ficção criada por Mark e a realidade que ele vive, deixando alguns aspectos da psicologia do seu personagem à cargo de um subtexto quando eles precisariam ser melhor esmiuçados, principalmente por se tratar de um filme que propõe um arco de transformação pós-trauma. 

Bem-Vindos a Marwen parece exibir algo que os longas anteriores de Robert Zemeckis não tinha. Por mais que títulos como Forest Gump, A Travessia, De Volta para o Futuro, A Morte lhe cai bem e A Lenda de Beowulf tivessem uma ambição tecnológica, intentando levar o departamento técnico do cinema para outros lugares, nunca dependeram exclusivamente disso. Bem-Vindos a Marwen convoca no espectador uma empatia com seu protagonista que jamais é alcançada, sobretudo porque sua trama não consegue construir uma jornada consistente e clara para seu personagem principal. 


Welcome to Marwen, 2018. Dir.: Robert Zemeckis. Roteiro: Robert Zemeckis e Caroline Thompson. Elenco: Steve Carell, Leslie Mann, Gwendoline Christie, Janelle Monáe, Eiza González, Merritt Wever, Diane Kruger, Stefanie von Pfetten, Neil Jackson, Leslie Zemeckis. Disponível em DVD e no Net Now, 116 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,2,Crítica,313,DVD & Blu-Ray,6,Editorial,2,Entrevista,2,Extras,9,Listão,22,Matéria Especial,26,Notícias,39,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,2,Resenhas,6,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Excelência técnica não supre os tropeços da narrativa de 'Bem-Vindos a Marwen'
Excelência técnica não supre os tropeços da narrativa de 'Bem-Vindos a Marwen'
https://1.bp.blogspot.com/-hkLVJ9qxFFE/XRFovx3x_7I/AAAAAAAAcnQ/O7C3v8ColQsXGMhG-sV2lCmWUwCO0UE_wCLcBGAs/s400/Bem%2BVindo%2Ba%2BMarwen.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-hkLVJ9qxFFE/XRFovx3x_7I/AAAAAAAAcnQ/O7C3v8ColQsXGMhG-sV2lCmWUwCO0UE_wCLcBGAs/s72-c/Bem%2BVindo%2Ba%2BMarwen.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/07/bem-vindos-marwen.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/07/bem-vindos-marwen.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código