Curioso que a biografia de Stan Laurel e Oliver Hardy, intérpretes da dupla "O Gordo e o Magro", tenha passado batida quando lançada, sobretudo por ser uma empreitada da Sony Classics nos EUA e pelo fascínio que sabemos que Hollywood tem por suas histórias. Talvez pela saturação do tema ou pelo polimento "quadradão" do material Stan & Ollie: O Gordo e o Magro passou batido na temporada de prêmios, conseguindo apenas uma indicação para John C. Reilly que interpreta Hardy.
O longa não chega a ser uma cinebiografia excepcional, mas é bem honesta no tratamento do seu material, prestando uma sincera homenagem aos seus artistas. Stan & Ollie tem início no auge da carreira de Laurel e Hardy e logo segue para quinze anos depois, quando a dupla, após alguns desentendimentos e fracassos apostaram nos palcos ingleses como uma forma de alavancar suas carreiras no cinema. O resultado foi uma turnê repleta de tensões, sobretudo pelos problemas de saúde de Hardy.
No papel de Laurel e Hardy, Steve Coogan e John C. Reilly têm ótimos momentos juntos, humanizando e tornando íntima a relação entre os protagonistas, a dupla tem uma ótima química. As atrizes Shirley Henderson e Nina Arianda também têm ótimos momentos como as esposas dos personagens, estabelecendo uma relação cheia de farpas a partir do encontro das duas em Londres.
A direção da cinebiografia é de Jon S. Baird, que conduziu um episódio da extinta série da HBO Vinyl e fez o interessante Filth com James McAvoy. Aqui, Baird faz algo mais contido e não tão chamativo, mas singelamente afetuoso no olhar para seus protagonistas. Baseado na biografia homônima de A. J. Marriot, o filme ainda é simpático quando leva para a vida de Hardy e Laurel um pouco das gags do cinema mudo que tornaram seus protagonistas famosos em todo o mundo. Stan & Ollie pode não ser muito original, mas encontra seu êxito no afeto que tem por seus biografados.
Stan & Ollie, 2018. Dir.: Jon S. Baird. Roteiro: Jeff Pope. Elenco: Steve Coogan, John C. Reilly, Shirley Henderson, Nina Arianda, Rufus Jones, Danny Huston, Joseph Balderrama, John Henshaw, Stewart Alexander. Disponível no Net Now, 98 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS