'Nunca deixe de lembrar' lida com as cicatrizes do nazismo na arte alemã


Com um pouco mais de três horas de duração, o drama Nunca deixe de lembrar tem o mérito de conseguir levar para a tela toda a jornada de assimilação dos efeitos do nazismo na arte e na sociedade alemã. Dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck após o vexame hollywoodiano que foi O Turista com Angelina Jolie e Johnny Depp, o mais recente projeto do diretor alemão justifica a sua duração por suas tomadas grandiosas e fotografia esmerada (indicada ao Oscar, inclusive) narrando de maneira épica episódios que ocorrem durante e depois da Segunda Guerra Mundial como um filme ambicioso sobre a sombra do nazismo na história alemã, Nunca deixe de lembrar consegue ser eficiente como drama histórico e como um olhar intimista para a psicologia de seus personagens, contemplando as dimensões macro e micro do processo. 

O longa inicia sua narrativa nos mostrando uma jovem mandada ao campo de concentração por um médico nazista que autoriza a sua condenação à morte alegando que ela sofre com problemas mentais. Anos mais tarde, acompanhamos a trajetória do seu sobrinho, um aspirante à artista que se apaixona por uma estudante de moda no pós-guerra e que, posteriormente, se depara com os efeitos dessa infância durante um momento complicado da vida política alemã na sua própria vida e na sua produção artística, servindo-lhe de inspiração, mas também de fonte de tormento.  


Donnersmarck não tem pressa de contar a sua história e isso traz benefícios a Nunca deixe de lembrar, que não perde o seu fôlego narrativo em função da sua duração. O realizador consegue se dividir entre os diversos enfoques e perspectivas da sua trama, tecendo profundas e sutis considerações sobre as marcas do governo de Hitler e como elas se estenderam no tempo como uma cicatriz latente da nação. 

Ao mesmo tempo, Nunca deixe de lembrar se mostra como um filme que revela o poder da arte e porque ela acaba sendo o primeiro ponto de ataque desse tipo de projeto de estado, ao mesmo tempo em que o horror que ele causa também proporciona muita inspiração para sua produção artística. Nesse sentido é um longa sensível e que constrói um arco de superação de traumas familiares a partir da jornada do protagonista Kurt Barnert e como ele reescreve a própria trajetória interrompida da tia Elisabeth May. 

Há ótimos desempenhos, como o do seu protagonista Tom Schilling, mas um dos destaques da obra é Sebastian Koch, que interpreta o médico nazista representante dos temores de Kurt. É um longa que explora ao máximo o potencial cinematográfico das suas imagens e, apesar de por vezes cair na reiteração dos dramas de guerra convencionais, encontra formas muito curiosas de desenvolver na sua trama o lugar de dores não processadas e que são difíceis de verbalizar, mas que se confundem com a própria jornada dos seus personagens, que têm que lidar com o ressentimento do autoritarismo dos seus governantes como um eco em sua memória. 


Werk Ohne Autor, 2018. Dir.: Florian Henckel von Donnersmarck. Roteiro: Florian Henckel von Donnersmarck. Elenco: Tom Schilling, Sebastian Koch, Paula Beer, Saskia Rosendahl, Oliver Masucci, Hanno Koffler, Cai Cohrs. Disponível no Net Now, 189 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 'Nunca deixe de lembrar' lida com as cicatrizes do nazismo na arte alemã
'Nunca deixe de lembrar' lida com as cicatrizes do nazismo na arte alemã
https://1.bp.blogspot.com/-wNH3H9MLg_o/XQgdqAfxh1I/AAAAAAAAcl8/wbLOk6olzh4WOoPzT3qqiFD4uDNYV4_-gCLcBGAs/s400/Nunca%2Bdeixe%2Bde%2Blembrar.jpeg
https://1.bp.blogspot.com/-wNH3H9MLg_o/XQgdqAfxh1I/AAAAAAAAcl8/wbLOk6olzh4WOoPzT3qqiFD4uDNYV4_-gCLcBGAs/s72-c/Nunca%2Bdeixe%2Bde%2Blembrar.jpeg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/06/nunca-deixe-de-lembrar.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/06/nunca-deixe-de-lembrar.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código