Juntando-se a um grupo de jovens atores que recentemente foram para trás das câmeras - Jonah Hill (Anos 90), Paul Dano (Vida Selvagem) e Olivia Wilde (Fora de Série) -, Max Minghella estreia como diretor em Espírito Jovem, que também leva um roteiro com a sua assinatura (o trabalho anterior dele como roteirista foi em A Nona Vida de Louis Drax). Espírito Jovem conta a história de uma garota humilde descendente de poloneses que mora numa ilhazinha próxima da Inglaterra e sonha em se tornar uma pop star. Quando o programa de TV Teen Spirit abre seletivas na região e a vencedora da competição é desclassificada, ela enxerga uma oportunidade de ascender como cantora disputando a final do reality musical.
Em seu pequeno indie, Minghella intenta olhar para os bastidores desse tipo de produção televisiva, que muitas vezes constrói uma mítica narrativa em torno de carreiras meteóricas e descoberta de talentos nos lugares mais improváveis. No caso, a protagonista Violet é descoberta numa pequena propriedade rural e tem uma vida repleta de dificuldades. Interpretada por Elle Fanning, a protagonista dessa história de Cinderela contemporânea é uma retraída moça do interior sugada pelo encantamento que o mundo da fama prometido pelos produtores. Ao longo da trama, a jovem se perde e se reencontra, reavaliando suas decisões e caminhos.
É interessante como Minghella desconstrói essa narrativa romântica da mídia ao mostrar como alguns problemas são encobertados por aquilo que se conta, como a falta de perspectiva de alguns desses jovens e a pressa de queimar etapas da adolescência. Entretanto, fica latente que Espírito Jovem sugere uma série de discussões e subtramas que confeririam mais "corpo" e complexidade ao projeto, mas parece não destrinchar todas elas como poderia. Tramas como a do conflito entre o empresário de Violet e sua filha ou as investidas de uma produtora do programa na jovem estrela parecem abandonadas com muita rapidez pelo próprio projeto, que surge como um filme tímido demais diante das ambições de sua história. De impecável mesmo, somente a performance de Elle Fanning que consegue oferecer sutilezas a uma jovem que surge constantemente insegura e tensa em cena.
Teen Spirit, 2018. Dir.: Max Minghella. Roteiro: Max Minchella. Elenco: Elle Fanning, Zlatko Buric, Agnieszka Grochowska, Rebecca Hall, Archie Madekwe, Millie Brady, Vivian Oparah, Olive Gray, Ria Zmitrowicz, Marius DeVries. Diamond Filmes, 93 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS