Através do Fogo é baseado em eventos reais e narra a história de vida de Franck Pasquier, um ex-bombeiro que durante o trabalho teve boa parte do seu corpo exposto a queimaduras passando por uma dolorosa jornada de recuperação e reconstrução de si após o evento. O filme de Frédéric Tellier tem toda aquela "embalagem" de uma edificante trama repleta de momentos inspiradores de superação tendo a vida do seu protagonista como espelho a ser mirado. Com o passar do tempo, torna-se latente essa vocação do longa, que se apropria milimetricamente de todos os cacoetes desse tipo de história para narrar algo do tipo "filme baseado em eventos reais com grande lição moral".
O filme de Tellier tem uma produção tecnicamente caprichada que praticamente torna impossível apontar deslizes nesse departamento. Os problemas do drama são outros. Através do Fogo não é muito diferente de histórias semelhantes, decalcando a jornada do herói vítima de uma tragédia que se reergue e aprende a viver novamente após esse evento. Inúmeros outros filmes, em diferentes contextos, já construíram esse tipo de narrativa, não será novidade para o espectador ainda que ele embarque na proposta do filme e se comova eventualmente com a história do seu protagonista.
O elenco encabeçado por Pierre Niney e Anaïs Demoustier está correto, nada que o leve ao excepcional e saia da zona de conforto relativa que as suas respectivas funções oferecem na história (o homem tentando se reencontrar após o evento que lhe retira a identidade em todas as instâncias e a esposa tentando reinventar as bases de um relacionamento que já não é mais o mesmo) . É um filme feito para comover grandes audiências, mas o faz através da reiteração de um tipo de jornada exaustivamente utilizada pelo cinema, com estratégias narrativas muito reconhecíveis. Nenhuma singularidade é percebida em Através do Fogo, que, como todo filme do gênero, parece se escorar na força de sua história real a fim de driblar qualquer eventual questionamento sobre a qualidade da sua dramatização da realidade.
Sauver ou périr, 2018. Dir.: Frédéric Tellier. Roteiro: Frédéric Tellier e David Oelhoffen. Elenco: Pierre Niney, Anaïs Demoustier, Vincent Rottiers, Chloé Stefani, Sami Bouajila, Élisabeth Commelin, Amélie Benady. Califórnia Filmes, 116 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS