Estreando nos cinemas logo depois do sucesso de Bohemian Rhapsody, Rocketman tem como proposta contar a história de vida do músico Elton John. A produção é dirigida por Dexter Fletcher (do ótimo Voando Alto), que assumiu a cadeira da direção de Bohemian Rhapsody logo depois da saída de Bryan Singer do projeto. Curioso é que, apesar dos paralelos, a biografia de Elton John não poderia ser um produto mais diferente do longa que venceu 4 Oscars, incluindo a estatueta de melhor ator para Rami Malek por viver Freddie Mercury nas telas.
Rocketman narra de maneira cronológica parte da vida de Elton John trazendo episódios sobre sua infância, a vivência da sua homossexualidade, o seu sucesso nas paradas musicais e sua dependência química. A produção não evita os protocolos desse tipo de produto, com direito a alguns diálogos clichês e uma certa subserviência à narrativa da superação do seu protagonista, mas Fletcher encontra formas bem inventivas de lidar com todas essas demandas de praxe.
Como biografia de um músico, Rocketman se apresenta ao público como um "autêntico" musical, evitando o "lugar comum" da utilização exclusiva das apresentações públicas do cantor em shows e gravações em estúdio para introduzir o repertório de Elton John na trama. No lugar, Rocketman utiliza as canções do músico como forma de desenvolver sua narrativa e definir a personalidade dos seus personagens, permitindo que o repertório do artista seja utilizado na medida que a canção se adequa ao roteiro. Isso transforma Rocketman numa verdadeira jornada musical pela mente criativa e pelas emoções de Elton John, assumindo um universo particular cheio de referências e vivências visuais que oferecem ao público um espetáculo visual cheio de cores e extravagância, tudo conduzido pela presença magnética do talentoso Taron Egerton no papel principal.
Os melhores momentos de Rocketman são quando o diretor transforma a produção num espetáculo nos moldes da Broadway, seja pela exuberância e criatividade dos números ou por sua investigação psicológica cheia de metáforas visuais para expressar sentimentos e passagens da vida de Elton - há uma ótima cena na qual Elton, sua mãe, sua avó e seu pai expressam suas aspirações sobre o amor e outra que materializa o processo de terapia. Rocketman não chega a ser nada complexo sobre a vida do músico, mas é criativo, garantindo ótimos momentos ao espectador.
Rocketman, 2019. Dir.: Dexter Fletcher. Roteiro: Lee Hall. Elenco: Taron Egerton, Bryce Dallas Howard, Richard Madden, Jamie Bell, Gemma Jones, Steven Mackintosh, Tom Bennett, Matthew Illesley, Kit Connor, Charlie Rowe. Paramount, 121 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS