Entre um desenrolar ou outro da trama de Detetive Pikachu, o espectador irá se deparar com algumas situações interessantes envolvendo os bichinhos japoneses com super-poderes que já renderam mangás, games, séries e longas de animação. No cotidiano da cidade, um Charmander ajudando uma humana a cozinhar, um Snorlax atrapalhando o trânsito ao cochilar no meio da rua e um Squirtle ajudando a equipe de limpeza de uma emissora de TV. O longa dirigido por Rob Letterman (o mesmo da animação Monstros vs. Alienígena) torna realidade algo que surgia como um desafio para uma produção hollywoodiana: tornar crível a presença de pokémons no cotidiano urbano de seres de carne-e-osso.
Oscilando na narrativa como pets, seres selvagens no habitat natural e criaturas que dividem com autonomia o espaço da cidade com seres humanos, em Detetive Pikachu a coexistência de homens e pokémons é uma realidade. Tanto que ao longo do filme será irresistível não ficar hipnotizado pelas aparições das criaturinhas na tela, mesmo que algumas delas fiquem em segundo plano. A trama parece pouco importar em Detetive Pikachu diante de tanta fofura e da concretização de algo que para milhares de fãs estava restrito ao universo peculiar da franquia em outras mídias. É verdade que eles têm como base um game de mesmo nome, mas há méritos da equipe do longa também. No filme, até mesmo as lutas de pokémon conseguem ser inseridas com organicidade.
Sorte da produção a trama não ser o seu forte. A história de Detetive Pikachu segue o protocolo de um blockbuster contemporâneo com uma trama de mistérios pouco original, vilões que se apresentam ao espectador como personagens rasos e um herói humano cujo drama central gera indiferença e não empatia. A impressão que fica é que Letterman e sua equipe gastou tanto tempo para tornar esse universo minimamente consistente que a trama por trás desse cenário pouco importa.
Assim, o que surge como um "calcanhar de Aquiles" da produção acaba sendo compensado pela construção de um universo fantástico, sobretudo para quem é aficionado pela franquia a ponto de saber a lista completa de todos os pokémons, incluindo seus poderes e evoluções. Detetive Pikachu acaba sendo uma experiência divertida para quem é minimamente letrado nesse universo mesmo derrapando como narrativa.
Pokémon Detective Pikachu, 2019. Dir.: Rob Letterman. Roteiro: Rob Letterman, Dan Hernandez, Benji Samit e Derek Connolly. Elenco: Ryan Reynolds, Justice Smith, Kathryn Newton, Bill Nighy, Ken Watanabe, Chris Geere, Suki Waterhouse, Josette Simons. Warner, 104 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS