Mudanças políticas trazem transformações pessoais em 'O Tradutor'


 Em O Tradutor, o contexto político é determinante para o andamento da trama envolvendo o núcleo central de personagens. A co-produção Cuba/Canadá traz como pano de fundo a relação entre Cuba e a União Soviética durante o desmantelamento do socialismo simbolizado pela queda do muro de Berlim em 1991. Nesse meio caminho, a vida do casal Malin e Isona é transformada. Durante a escrita da sua tese de doutorado, Malin tem suas aulas de literatura russa suspensas na universidade e é convocado pelo governo para prestar serviços num hospital como tradutor em uma ala que está atendendo crianças com câncer após o ocorrido em Chernobyl. 

Ao longo da história, transformações severas ocorrem na vida de Malin e Isona. Eles ficam sabendo da chegada de um segundo filho, o professor começa a se afeiçoar com as crianças em tratamento e o casal começa a enfrentar dificuldades financeiras decorrentes do tenso momento para a economia de Cuba. O professor e agora tradutor começa a rever as prioridades da sua vida e o casamento é afetado por esse processo de transformação interna. 


O longa é dirigido pelos irmãos Rodrigo e Sebastián Barriuso, que possuem uma forte ligação com a história, mas preferem neutralizar seus sentimentos ou expô-los por meio de uma certa artificialidade ou frieza. O Tradutor convoca uma emoção que parece nunca estar presente em cena, sobretudo na relação de Malin com os pacientes, aquilo que, curiosamente, impulsiona a transformação do personagem. A todo momento, o filme sublinha como essa experiência no hospital foi transformadora para o professor e pesquisador, entretanto, as cenas nesse cenário oscilam entre uma frieza nos seus encontros com as crianças ou o drama exacerbado e artificial, como na situação da mãe de uma menina. O que é uma pena, pois a experiência de Malin no hospital sempre é frisada como determinante em sua jornada pela obra. 

Nos momentos em que aborda a situação de Cuba no início dos anos de 1990 e o reflexo disso na dinâmica de Malin com a esposa Isona e o filho mais velho, O Tradutor tem uma resposta mais fluida. Não só porque Rodrigo Santoro e a atriz Yoandra Suárez conseguem estabelecer uma dinâmica íntima, afetuosa e complexa para a relação do casal, mas porque o roteiro da produção cria situações que possibilitam mostrar a dinâmica e rotina familiar sendo gradativamente transformada pelos processos políticos do país: a escassez de dinheiro, as mudanças no pagamento dos trabalhadores, a falta de alimentos em supermercados, a ausência de gasolina em postos de abastecimento etc. Tudo isso vai trazendo tensões para a casa daquela família, aflorando problemas que antes pareciam passar longe daquele lar harmonioso. 

Assim, O Tradutor sublinha a importância de entendermos que transformações macro (estrutura de um país) afetam nossas vidas (relações familiares, profissão etc.), ninguém está alheio nesse processo. É um filme que reflete bem sobre a crise da pátria pelo viés particular, um tema que ao final do longa demonstra tocar pessoalmente os Barriuso e que possivelmente é vivenciado por muitos principalmente no momento em que vivemos e que parece vivenciarmos por muitos anos ainda. 


Un traductor, 2018. Dir.: Rodrigo Barriuso e Sebastián Barriuso. Roteiro: Lindsay Gosling. Elenco: Rodrigo Santoro, Yoandra Suárez, Maricel Álvarez, Nataliya Rodina, Milda Gecaite, Genadijs Dolganovs, Eslinda Nuñez. Galeria, 107 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Mudanças políticas trazem transformações pessoais em 'O Tradutor'
Mudanças políticas trazem transformações pessoais em 'O Tradutor'
https://2.bp.blogspot.com/-ocVXTHcaCRE/XNla5do04sI/AAAAAAAAcWI/S4rzD5PT1woTXC131_CShX7QarAIZ7ZJwCLcBGAs/s400/O%2BTradutor.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-ocVXTHcaCRE/XNla5do04sI/AAAAAAAAcWI/S4rzD5PT1woTXC131_CShX7QarAIZ7ZJwCLcBGAs/s72-c/O%2BTradutor.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/05/o-tradutor.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/05/o-tradutor.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código