Depois de quase vinte e cinco anos em desenvolvimento, com a produção interrompida por questões financeiras e abandono de uma produção cujas filmagens já haviam começado, O Homem que Matou Dom Quixote de Terry Gilliam finalmente chega aos cinemas. A história dos bastidores do filme acabou mais conhecida do que a própria obra, que, lançada em 2018, teve pouquíssima repercussão até mesmo em Cannes, festival que recebeu a sua primeira exibição.
No longa, Gilliam conta a história de um jovem diretor de cinema que se reencontra com o universo de Dom Quixote quando retoma sua relação com o protagonista de uma adaptação do romance que dirigiu para um trabalho de conclusão de curso na universidade. Aos poucos, Toby, interpretado por Adam Driver, se dá conta de que sua ambição criativa afetou a vida desse senhor, que mesmo depois de finalizado o processo de filmagem acredita piamente ser Dom Quixote de la Mancha.
Gilliam faz de O Homem que Matou Dom Quixote um filme para entendidos. Metalinguístico, a produção trata do processo criativo e do confinamento que ele traz para o autor imerso num universo fantástico proposto pela obra. A produção parece dois filmes em um. Conforme Toby adentra no universo de Javier e na sua crença de que é de fato o icônico personagem da literatura mundial, O Homem que Matou Dom Quixote assume um tom mais delirante e desconexo de uma narrativa onírica, revelando-se mais interessado em investigar a psicologia do realizador do que do homem que crê ser Dom Quixote no final das contas.
As intenções de Terry Gilliam são boas e ele conta com dois ótimos atores em cena - Driver e o espetacular Jonathan Pryce -, mas o filme é uma produção que se faz difícil de digerir. Disperso, O Homem que Matou Dom Quixote parece existir para expurgar questões que só o próprio Gilliam e seus fãs compreendem, sendo um longa que carece de generosidade com o espectador.
The Man who killed Don Quixote, 2018. Dir.: Terry Gilliam. Roteiro: Terry Gilliam e Tony Grisoni. Elenco: Adam Driver, Jonathan Pryce, Joana Ribeiro, Stellan Skarsgard, Olga Kurylenko, Jordi Mollà, Rossy de Palma, Sergi López, Paloma Bloyd. Elite Filmes, 132 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS