'Em Trânsito' traz o drama atemporal dos refugiados de guerra


Em Trânsito é o novo drama do cineasta alemão Christian Petzold (de Fênix e Barbara) adaptado do romance homônimo de Anna Seghers. No centro da narrativa está um jovem alemão que reside a França ocupada por nazistas e que assume a identidade de um escritor alemão.  Para estranhamento do espectador, os figurinos de época e o cenário da década de 1940 é substituído por elementos do contemporâneo.

O salto de Em Trânsito é que Petzold imagina a sua França nazista a partir dos dias de hoje, trazendo o passado para o presente. Petzold entende o drama dos refugiados como algo que ultrapassa delimitações históricas. E nossa realidade acaba servindo como prova da "tese" do realizador. 


O drama de Georg, personagem interpretado por Franz Rogowski, dialoga perfeitamente com problemas atuais que volta e meia tomam conta do noticiário europeu. Petzold se solidariza com o conflito do seu protagonista, evitando a frieza de um distanciamento sobre o seu tema, mas também não caindo na pieguice de um drama construído com falta de maturidade cinematográfica. O realizador consegue moldar um discurso político sobre seu discurso sem ser óbvio nessa construção e humanizando-o através da história de personagem e não de fatos históricos relatados enciclopedicamente.

Ao longo da jornada de Georg há uma intensa história de amor em curso entre ele e a viúva interpretada por Paula Beer, um nome constante nos filmes do diretor. Assim, Em Trânsito se torna uma história de amor que estabelece um equilíbrio interessante entre a exposição de sentimentos do casal e sua contenção.

Contando a história de um homem que tem sua existência tolhida por um contexto social e político, Petzold tece um drama consistente pela atemporalidade e pela maneira como conduz aspectos convencionais da sua narrativa. O olhar da vítima do nazismo e o romance proibido ganha ares originais e que transcendem a história nas mãos do cineasta.


Transit, 2018. Dir.: Christian Petzold. Roteiro: Christian Petzold. Elenco: Franz Rogowski, Paula Beer, Godehard Giese, Lilien Batman, Maryam Zaree, Barbara Auer, Matthias Brandt, Sebastian Hulk, Emillie de Pressaic. Supo Mungam Filmes, 101 min.

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,2,Crítica,303,DVD & Blu-Ray,6,Editorial,2,Entrevista,2,Extras,9,Listão,22,Matéria Especial,26,Notícias,39,Prévia,77,Radar Crítico,20,Rewind,15,TV & Streaming,75,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 'Em Trânsito' traz o drama atemporal dos refugiados de guerra
'Em Trânsito' traz o drama atemporal dos refugiados de guerra
https://1.bp.blogspot.com/-_Wf4awVp79A/XN2nKqAJkdI/AAAAAAAAcYE/i-mkrhAwugMW8mVANSypvDL5q52eDYABwCLcBGAs/s400/Em%2BTransito.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-_Wf4awVp79A/XN2nKqAJkdI/AAAAAAAAcYE/i-mkrhAwugMW8mVANSypvDL5q52eDYABwCLcBGAs/s72-c/Em%2BTransito.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/05/em-transito.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/05/em-transito.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código