'Aladdin' tem seus melhores momentos quando recorre à animação de 1992


Seguindo o mesmo caminho dos recentes remakes da Disney, Aladdin chega aos cinemas refazendo o percurso do clássico de animação do estúdio. A produção dirigida por Guy Ritchie conta a história que conhecemos do jovem e pobre rapaz de Agrabah que encontra um gênio dentro de uma caverna ao esfregar uma lâmpada mágica. A poderosa criatura lhe concede três desejos e então Aladdin parte numa jornada para conquistar a princesa Jasmine por quem se apaixona platonicamente. 

O filme é dirigido por Guy Ritchie, que soube se adaptar à indústria com projetos como Sherlock Holmes após ficar conhecido como um diretor de personalidade no circuito indie com Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes. O roteiro do próprio Ritchie e de John August tem reverência à clássica animação de 1992 da Disney, que também inspirou uma adaptação para a Broadway. 

Quando acerta, Aladdin se arremessa na rede de segurança que é um dos mais reverenciados filmes do estúdio. Lançado nos cinemas em 1992, Aladdin foi um dos títulos que mais conseguiram equilibrar doses de aventura, romance, drama, humor e números musicais, que, por sinal, ganham um dos raros lances de originalidade da produção, buscando inspiração em Bollywood e no hip hop, sobretudo quando o gênio de Will Smith entra em cena. 


Para tentar justificar a releitura de algo praticamente perfeito, Aladdin tenta inserir sem sucesso novos elementos na história que não são desenvolvidos com a complexidade que merecem pelo roteiro. Há a cobiça do reino da mãe de Jasmine pelo vilão Jafar, uma origem para o vizir do rei que o aproxima de Aladdin, um mote empoderador para a princesa (que na animação já era uma princesa à frente das outras) e até um interesse amoroso para o gênio de Smith. Nada disso é explorado com complexidade pela produção e parece jogado aleatoriamente na história como forma de justificar o remake de algo perfeito. 

Apesar da falta de humor e magia se o compararmos com o clássico da animação, Aladdin tem alguns momentos de bom entretenimento. O elenco consegue estar bem na tela, principalmente o jovem casal de protagonistas Mena Massoud (Aladdin) e Naomi Scott (Jasmine). Will Smith também está bem como o gênio. O temor de que o desempenho do ator pudesse ser comprometido pelo fantasma da performance marcante de Robin Williams na animação de 1992 se dilui quando a produção constrói um gênio com a personalidade de Smith e não uma tentativa de imitação do antecessor. É, no final das contas, uma produção simpática, ainda que dispensável. 


Aladdin, 2019. Dir.: Guy Ritchie. Roteiro: Guy Ritchie e John August. Elenco: Mena Massoud, Naomi Scott, Will Smith, Marwan Kenzari, Navid Negahban, Nasim Pedrad, Billy Magnussen, Jordan A. Nash, Amir Boutrous, Numan Acar, Taliyah Blair. Disney, 128 min. 

Assista ao trailer: 


COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
Loading...
Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 'Aladdin' tem seus melhores momentos quando recorre à animação de 1992
'Aladdin' tem seus melhores momentos quando recorre à animação de 1992
https://3.bp.blogspot.com/-G8ger_Ynl9I/XOSM_ecRBoI/AAAAAAAAcZ8/W63j2jw5dlc6XFUHuvc6enYYlqmLv406gCLcBGAs/s400/Aladdin.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-G8ger_Ynl9I/XOSM_ecRBoI/AAAAAAAAcZ8/W63j2jw5dlc6XFUHuvc6enYYlqmLv406gCLcBGAs/s72-c/Aladdin.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/05/aladdin.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/05/aladdin.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código