'Boy Erased: Uma Verdade Anulada' tem empatia, mas carrega no drama


Boy Erased: Uma Verdade Anulada chega para o público brasileiro diretamente em DVD e serviços de streaming. O longa é baseado no livro de mesmo título escrito por Garrard Conley e narra a experiência do autor após revelar a seus pais ser gay e ser encaminhado para um centro de conversão da homossexualidade sugerido por integrantes da igreja na qual o seu pai era pastor. Filme e livro denunciam essa prática, mostrando a violência física e psicológica sofrida pelo protagonista durante a experiência no local. 

O projeto é dirigido e roteirizado por Joel Edgerton, que tinha apenas como credencial de direção o suspense O Presente e alguns curtas. Aqui, Edgerton faz uma participação como o gestor desse centro, mas o interesse do drama é todo no personagem de Lucas Hedges (indicado ao Oscar por Manchester à Beira Mar). Hedges vive Conley sob o nome de Jared Eamons. O projeto também tem nomes de peso entre os seus coadjuvantes, como Nicole Kidman e Russell Crowe (ótimos, especialmente Crowe), vivendo os pais de Jared, além dos músicos Troye Sivan e Flea, o cineasta Xavier Dolan e a premiada Cherry Jones. 


Assim como O Mau Exemplo de Cameron Post, que chega aos cinemas, Boy Erased: Uma Verdade Anulada é um projeto relevante por denunciar um tipo de prática absurda e extremamente violenta, colocando em evidência a discussão sobre a homofobia da nossa sociedade. Na direção, Edgerton também é bastante honesto ao se colocar como sujeito externo que observa uma realidade e procura ter empatia por seu protagonista, um movimento tão sensível da parte do diretor que ele é capaz de dimensionar a vivência de um rapaz homossexual em um núcleo familiar conservador e os inevitáveis conflitos disso quando sua condição vem à tona.

O filme consegue arrancar de Lucas Hedges um desempenho formidável como o rapaz do título. No entanto, por vezes, deixa de lado a espontaneidade das suas emoções.  O longa enfatiza "grandes cenas" evidenciando a força dramática dessas situações quando a ênfase é completamente desnecessária, afinal o projeto conta com bons atores, que, por sinal, estão melhor em serviço quando dão polimento a detalhes, a exemplo da dinâmica sexista dos Eamons brilhantemente retratada por Nicole Kidman e Russell Crowe em cenas triviais como uma refeição em família ou quando Jared revela aos pais ser homossexual. 

Boy Erased: Uma Verdade Anulada é um filme de ganhos e perdas. É inegável sua importância e a necessidade de ser assistido pela reverberação social que ele pode trazer, mas como peça cinematográfica tem um tratamento marcado por dissonâncias, acertos e derrapadas que entram em conflito na narrativa. 


Boy Erased, 2018. Dir.: Joel Edgerton. Roteiro: Joel Edgerton. Elenco: Lucas Hedges, Nicole Kidman, Russell Crowe, Joel Edgerton, Torye Sivan, Joe Alwyn, Xavier Dolan, Flea, Cherry Jones, Madelyn Cline, Victor McCay, David Joseph Craig. Universal, 115 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,2,Crítica,280,DVD & Blu-Ray,6,Editorial,2,Entrevista,2,Extras,9,Listão,22,Matéria Especial,26,Notícias,38,Prévia,77,Radar Crítico,20,Rewind,15,TV & Streaming,67,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 'Boy Erased: Uma Verdade Anulada' tem empatia, mas carrega no drama
'Boy Erased: Uma Verdade Anulada' tem empatia, mas carrega no drama
https://3.bp.blogspot.com/-oTw1nRQxS00/XI1Y2OBs4qI/AAAAAAAAb-Q/5JhNeWP9_lsoLHLgLOxW6w1EHZ1mA8PEgCLcBGAs/s400/Boy%2BErased.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-oTw1nRQxS00/XI1Y2OBs4qI/AAAAAAAAb-Q/5JhNeWP9_lsoLHLgLOxW6w1EHZ1mA8PEgCLcBGAs/s72-c/Boy%2BErased.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/04/boy-erased-uma-verdade-anulada.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/04/boy-erased-uma-verdade-anulada.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código