Em seu segundo longa-metragem, a diretora e roteirista Sara Colangelo demonstra ter muito a dizer a respeito da protagonista que constrói ao lado da atriz Maggie Gyllenhaal num filme singelo. A Professora do Jardim de Infância é um olhar para uma geração de adultos que pragmatizou por completo suas próprias ambições.
O filme de Colangelo conta a história de uma professora de Jardim da Infância casada e com dois filhos adolescentes que descobre na sua turma um grande talento para a poesia, o garoto Jimmy de cinco anos. Como não sabe escrever, Jimmy declama seus poemas para sua professora que os escreve num caderno. Na medida em que estreita a relação com o garoto, a protagonista do filme passa a refletir sobre suas próprias escolhas, levando-a a conflitos existenciais.
Sem grandes ambições, Colangelo faz um filme pequeno, focado nos seus personagens a partir do inspirado trabalho de Maggie Gyllenhaal como a professora Lisa (a atriz também é produtora do longa). É interessante, por exemplo, perceber como a partir da relação da professora com Jimmy ela passa a pensar no seu papel como mãe, nas escolhas dos seus filhos e, consequentemente, sua carreira, percebendo como nos transformamos em seres mecânicos e, por vezes, abandonamos aspirações pessoais pela urgência da sobrevivência. Colangelo e Gyllenhaal constroem essa personagem com complexidade, tornando-a falível como ser humano e situando-a em situações que parecem destoar da imagem que costumamos ter de alguém com sua profissão, algo proposital no filme, claro. E é curioso ver essa personagem tentar desesperadamente fazer a diferença na vida de um dos seus alunos.
Em A Professora do Jardim de Infância, Lisa tenta desesperadamente fazer a diferença na história do pequeno Jimmy, indo na contramão de todos os adultos do longa. Assim, Sara Colangelo faz um conto sobre a maneira como o pragmatismo da vida é retroalimentado em discursos que desestimulam desde cedo aptidões para o sensível, sublinhando o valor para áreas "práticas" e desmerecendo o lugar do artístico e do lúdico na nossa formação. Isso é sintomático de uma sociedade que tem se perdido na ilusão de estar indo para algum lugar.
The Kindergarten Teacher, 2018. Dir.: Sara Colangelo. Roteiro: Sara Colangelo. Elenco: Maggie Gyllenhaal, Gael García Bernal, Parker Sevak, Michael Chernus, Anna Baryshnikov, Rosa Salazar, Sam Jules, Daisy Tahan. Net Now, 106 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS