Superar Dario Argento não é tarefa fácil para 'Suspiria: A Dança do Medo'


Ser comparado a Suspiria é ingrato, mas esse é o lugar que o próprio realizador italiano Luca Guadagnino (de Me Chame pelo seu Nome) se coloca quando decidiu fazer um remake do clássico de 1977 dirigido por Dario Argento. Suspiria: A Dança do Medo se afastou o máximo que pôde do longa de Argento, mantendo sua premissa, mas modificando alguns meandros de sua história principal. Entretanto, não adiantou muito. O resultado é que a nova versão do longa anseia ser superior ou, pelo menos, diferente do espelho que mira, mas resulta numa obra vazia de espontaneidade. 

O longa tem início quando uma escola de dança na Alemanha começa a ser cenário de algumas manifestações macabras relatadas por uma de suas alunas ao seu psiquiatra. Quando começa a investigar a fundo os acontecimentos, o médico descobre que as bailarinas estão em perigo nas mãos do grupo de mulheres que coordena a instituição.  


Para trazer substância ao remake de um filme que é puro exercício estético, sendo uma espécie de balé onírico do horror ao combinar elementos como música, direção de arte e fotografia apuradas, Suspiria: A Dança do Medo de Luca Guadagnino enche a trama de novos elementos. Há um contexto histórico e a situação de algumas personagens é alterada drasticamente, entre elas, a sua protagonista interpretada aqui por Dakota Johnson. Nada disso serve para dar maior fôlego à história. 

Visualmente, o longa de Guadagnino está aquém do bizarramente belo resultado da obra de Argento. Suspiria: A Dança do Medo é um longa que esteticamente até oferece menos do que o realizador fez em outros de seus filmes. No lugar da combinação de cores de Argento, o que fica é um festival de sangue drenado por números de dança moderna que não justificam as mais de duas horas de projeção. 

Para completar, por alguma estranha razão, Guadagnino entendeu que utilizar a atriz Tilda Swinton em três personagens distintos era uma boa ideia simplesmente porque ela é uma artista primorosa (e ela dá conta do recado, como era de se esperar), mas isso parece um grande artifício, como todo o filme no final das contas. O longa até possui alguns insights interessantes como a conexão entre o psiquiatra e uma das estudantes da escola descoberta na última cena, mas é muito rebuscamento cinematográfico para pouco filme. 


Suspiria, 2018. Dir.: Luca Guadagnino. Roteiro: David Kajganich. Elenco: Dakota Johnson, Tilda Swinton, Mia Goth, Chloe Grace Moretz, Malgorzata Bela, Angela Winkler, Jessica Harper, Alek Wek, Elena Fokina. Playarte Filmes, 152 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,268,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Superar Dario Argento não é tarefa fácil para 'Suspiria: A Dança do Medo'
Superar Dario Argento não é tarefa fácil para 'Suspiria: A Dança do Medo'
https://4.bp.blogspot.com/-8JquxU-27rg/XI-m7TqMstI/AAAAAAAAb_4/0CaNO6t0ipwzICkNQCOK6aQTsIWJWMFigCLcBGAs/s400/Suspiria.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-8JquxU-27rg/XI-m7TqMstI/AAAAAAAAb_4/0CaNO6t0ipwzICkNQCOK6aQTsIWJWMFigCLcBGAs/s72-c/Suspiria.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/03/suspiria-a-danca-do-medo.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/03/suspiria-a-danca-do-medo.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código