O que para qualquer mãe poderia representar um alento, para Holly Burns, personagem de Julia Roberts no drama O Retorno de Ben, se converte em motivo de preocupação e latente tensão familiar. Na véspera do Natal, a família Burns recebe de volta o primogênito de Holly, Ben (Lucas Hedges, o jovem indicado ao Oscar por Manchester à Beira-Mar), que passa um tempo na reabilitação após atravessar maus bocados em virtude do seu vício em drogas. O retorno súbito do rapaz ao convívio familiar acaba trazendo conflitos para Holly, o padrasto de Ben e seus irmãos, sobretudo quando jovens do antigo círculo social do garoto ficam sabendo que ele está de volta ao lar e também porque parece óbvio que o rapaz ainda não está pronto para ter uma vida "normal".
Dirigido e roteirizado por Peter Hedges, de Do jeito que ela é e pai de Lucas fora das telas, O Retorno de Ben é um drama pequeno sobre a dependência química que explora em particular as perspectivas do dependente e dos seus familiares, no caso, sua mãe. O longa tem paralelos com outro título em cartaz, Querido Menino, que trata da mesma temática. Assim como o filme protagonizado por Steve Carell e Timothée Chalamet, O Retorno de Ben trata com sensibilidade o assunto, valorizando em especial os desempenhos dos seus atores Lucas Hedges e Julia Roberts.
No filme, o espectador acompanha a luta diária de Ben para manter-se limpo fazendo o ator Lucas Hedges lidar com os esforços emocionais de um personagem que resiste às suas próprias vontades pois sabe que as mesmas podem levá-lo ao fundo do poço novamente. É um estado de tensão constante difícil de expressar na tela sem soar afetado e Hedges consegue isso muito bem. Por sua vez, Julia Roberts mostra na tela um desempenho sensível, trazendo a perspectiva materna de uma mulher que não desiste do seu filho, mesmo quando o próprio parece não acreditar na sua própria capacidade de superação. O diretor Peter Hedges acaba realizando um filme para ambos, intervindo muito pouco nessa dinâmica que, no fim das contas é a razão de ser do projeto.
Ao longo do drama, Roberts e Hedges trazem para o público uma relação calcada no afeto e na confiança. Em dado momento, a própria Holly acompanha Ben durante a noite em becos da cidade onde a comercialização de drogas é feita e onde o rapaz passou parte da sua juventude. Nessas passagens, o filme fica mais intenso e os esforços dramáticos dos atores estão à flor da pele, sobretudo Roberts, cuja personagem que vai a extremos, adentrando num universo que desconhece para salvar a vida do próprio filho. Conciso e emocionalmente denso, O Retorno de Ben é uma jornada extenuante na qual as emoções acabam falando mais alto.
Ben is Back, 2018. Dir.: Peter Hedges. Roteiro: Peter Hedges. Elenco: Julia Roberts, Lucas Hedges, Courtney B. Vance, Kathryn Newton, Rachel Bay Jones, David Zaldivar, Michael Esper, Tim Guinee, Alexandra Park. Diamond Filmes, 103 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS