As tensões veladas e expostas na história de amor de 'Guerra Fria'


Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015 por Ida, o polonês Pawel Pawlikowski retorna ao centro das atenções na Academia de Hollywood concorrendo a três estatuetas da premiação por Guerra Fria, não apenas melhor filme estrangeiro como também fotografia e direção. O longa em questão conta a história de um músico polonês exilado durante os anos de 1950 que se apaixona por uma cantora. A história de amor dos dois encontra como obstáculo a situação política na Europa pós-guerra e acena, inevitavelmente, para a tragédia. 

Guerra Fria é um filme de conflitos velados que ocasionalmente encontram tensão no descompasso entre o comportamento controlado de Wiktor (Tomasz Kot) e explosivo de Zula (Joanna Kulig). O relacionamento do casal central repleto de incompatibilidades surge como a materialização da situação histórica que ambienta a história de Pawel Pawlikowski. 


O filme é dado a emoções contidas, à exceção de circunstâncias que põem em evidência o descontentamento de Zula com a vida na França em função do exílio do seu amado. Na maior parte de sua projeção, Guerra Fria consegue construir para o espectador uma atmosfera de receio pela existência de conflito através do trauma da guerra que marcam os seus personagens.  

O longa capta a atmosfera de gestos e emoções contidas na sua época, mesmo diante de uma manifestação que, supostamente, moveria emocionalmente suas personagens, como a música. Daí a inquietação de Zula e a maneira bucólica como Wiktor transita entre os ambientes. 

De antemão, ao final da sua história, o espectador não encontrará alento em Guerra Fria. É um filme que reflete com tristeza a sua época. O olhar de Pawlikowski para sua aventura amarosa por uma década na vida de Wiktor e Zula é sombrio, trágico e pessimista, mas quieto, minimalista e sem alardes de um melodrama. 



Zimna Wojna, 2018. Dir.: Pawel Pawlikowski. Roteiro: Pawel Pawlikowski e Janusz Glowacki. Elenco: Joanna Kulig, Tomasz Kot, Borys Szyc, Agata Kulesza, Cédric Kahn, Jeanne Balibar, Adam Woronowicz, Adam Ferency. Califórnia Filmes, 89 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: As tensões veladas e expostas na história de amor de 'Guerra Fria'
As tensões veladas e expostas na história de amor de 'Guerra Fria'
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEis9IXtNDicNT1LO_NQpn4EhkFNnsQhKJCys1ZdBgM3ux6hPOtZq7l9uosxNW3QgdfRNxXkq3rkeVJuu7InWfJZQR99_kiJuwf2qJVWDXCebbE1COTsemxl-HBfsZstmfVOTvqWEcOPqR7y/s400/Guerra+Fria.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEis9IXtNDicNT1LO_NQpn4EhkFNnsQhKJCys1ZdBgM3ux6hPOtZq7l9uosxNW3QgdfRNxXkq3rkeVJuu7InWfJZQR99_kiJuwf2qJVWDXCebbE1COTsemxl-HBfsZstmfVOTvqWEcOPqR7y/s72-c/Guerra+Fria.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/02/guerra-fria.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/02/guerra-fria.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código