Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015 por Ida, o polonês Pawel Pawlikowski retorna ao centro das atenções na Academia de Hollywood concorrendo a três estatuetas da premiação por Guerra Fria, não apenas melhor filme estrangeiro como também fotografia e direção. O longa em questão conta a história de um músico polonês exilado durante os anos de 1950 que se apaixona por uma cantora. A história de amor dos dois encontra como obstáculo a situação política na Europa pós-guerra e acena, inevitavelmente, para a tragédia.
Guerra Fria é um filme de conflitos velados que ocasionalmente encontram tensão no descompasso entre o comportamento controlado de Wiktor (Tomasz Kot) e explosivo de Zula (Joanna Kulig). O relacionamento do casal central repleto de incompatibilidades surge como a materialização da situação histórica que ambienta a história de Pawel Pawlikowski.
O filme é dado a emoções contidas, à exceção de circunstâncias que põem em evidência o descontentamento de Zula com a vida na França em função do exílio do seu amado. Na maior parte de sua projeção, Guerra Fria consegue construir para o espectador uma atmosfera de receio pela existência de conflito através do trauma da guerra que marcam os seus personagens.
O longa capta a atmosfera de gestos e emoções contidas na sua época, mesmo diante de uma manifestação que, supostamente, moveria emocionalmente suas personagens, como a música. Daí a inquietação de Zula e a maneira bucólica como Wiktor transita entre os ambientes.
De antemão, ao final da sua história, o espectador não encontrará alento em Guerra Fria. É um filme que reflete com tristeza a sua época. O olhar de Pawlikowski para sua aventura amarosa por uma década na vida de Wiktor e Zula é sombrio, trágico e pessimista, mas quieto, minimalista e sem alardes de um melodrama.
Zimna Wojna, 2018. Dir.: Pawel Pawlikowski. Roteiro: Pawel Pawlikowski e Janusz Glowacki. Elenco: Joanna Kulig, Tomasz Kot, Borys Szyc, Agata Kulesza, Cédric Kahn, Jeanne Balibar, Adam Woronowicz, Adam Ferency. Califórnia Filmes, 89 min.
COMENTÁRIOS