Para quem pensava que Curvas da Vida seria a despedida de Clint Eastwood na frente das telas, seis anos depois o ator chega aos cinemas com A Mula, drama que ele mesmo dirige e que traz a história de Earl Stone, um homem de cerca de 90 anos que acaba trabalhando para um cartel mexicano no transporte de drogas pelos EUA. Como ator e diretor, Eastwood exibe a vitalidade de sempre e o mesmo jeito de contar uma típica narrativa americana, colocando em diálogo o contemporâneo e o passado da história do país através da história do seu próprio personagem.
A Mula tem os traços de um filme de Clint Eastwood, que sabe como poucos diretores ser extremamente econômico na direção, utilizando-se de pouquíssimos artifícios para tornar sua trama minimamente envolvente. Nada no filme chama a atenção para si como ato de vaidade. Tudo no longa é pensado com cuidado artesanal. A economia de recursos também torna A Mula um longa simples que privilegia o elemento humano, ainda que sua história seja parte de uma estrutura macro, social.
A Mula acaba sendo um filme sobre Earl Stone, que, na visão de Eastwood, é um homem buscando reconciliação com sua família após erros do passado. Eastwood desenha uma jornada de redenção e interpreta na tela um personagem que dialoga constantemente com sua tradicional persona nas telas. Como em Gran Torino, o Earl Stone de A Mula é um homem parecido com tantos outros que Eastwood já viveu nas telas, especialmente de uns anos para cá.
Para os fãs do ator, A Mula é uma oportunidade de conferir mais um momento magnético de Eastwood, como ele sabe dar densidade dramática a um personagem, mas mantê-lo simpático ainda que o mesmo tenha cometido ações extremamente condenáveis. Como diretor, não é o longa mais relevante da sua carreira, mas demonstra uma coerência com as marcas autorais da sua filmografia e uma elegância na condução de uma história que poucos realizadores têm hoje em dia.
The Mule, 2018. Dir.: Clint Eastwood. Roteiro: Nick Schenk. Elenco: Clint Eastwood, Bradley Cooper, Dianne Wiest, Michael Peña, Taissa Farmiga, Alison Eastwood, Andy Garcia, Laurence Fishburne, Manny Montana, Ignacio Serricchio. Warner, 116 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS