'Vice' e a 'fórmula Adam McKay' de fazer uma cinebiografia política decolar


Em 2015, o diretor e roteirista Adam McKay, conhecido por comédias como Quase Irmãos, levou o Oscar de melhor roteiro adaptado por A Grande Aposta, tirada sarcástica sobre um grupo de especuladores financeiros americanos. McKay utilizava uma série de expedientes que iam de artifícios do fake documentário à quebra da quarta parede para tecer suas considerações irônicas sobre a sociedade americana. Vice caminha os mesmos passos do longa antecessor do diretor ao contar a biografia do vice-presidente americano do desastroso governo de George W. Bush, Dick Cheney. Não é uma biografia convencional, o que é um ponto positivo do filme. No entanto, Vice é um pouco menos bem-sucedido que A Grande Aposta no uso de seus expedientes narrativos. 

Com Christian Bale na pele do biografado, auxiliado por um irretocável trabalho de maquiagem que não reduz o seu esforço à transformação física, Vice não consegue harmonizar as interferências claramente irônicas do seu realizador a respeito de Cheney com o que é encenado por seus atores. Enquanto McKay leva sua narrativa para o humor ácido, o que vemos ser representado por seus atores caminha para uma sobriedade que não acompanha o ponto de vista do seu diretor. Ao mesmo tempo, determinadas inserções de McKay soam como a intervenção de um cineasta que duvida da capacidade de raciocínio do seu espectador, tentando explicar de maneira cool alguns aspectos burocráticos ou jurídicos dos meandros de sua trama. 


"Sacadas" como a rodada de discussão de Cheney e seus comparsas numa mesa de restaurante utilizando um cardápio que aponta tomadas de decisão do governo Bush ou a substituição de um diálogo de Dick e Lynne por um texto de Shakespeare parecem trazer o seu diretor e roteirista num regozijo com a sua própria criatividade. Assim, Vice se transforma num exercício de massagem do próprio ego. Se isso surgia como singularidade em A Grande Aposta, harmonizando-se com a atmosfera do grupo de especuladores financeiros e seu universo de vivência, aqui, tudo soa afetado demais da parte do diretor, como se a todo momento McKay quisesse impressionar o espectador com seu modo "moderninho" de elaborar um comentário político numa biografia. 

À exceção de Bale, atores como Amy Adams e Sam Rockwell, que interpretam a esposa Lynne Cheney e o presidente George W. Bush, estão corretos. Steve Carell aparece afetado como Donald Rumsfeld, grande mentor de Cheney. Quem brilha mesmo é Christian Bale, o intérprete do protagonista, que encontra umaa maneira sorrateira e aparentemente controlada de Dick Cheney resolver  problemas. Assim, Bale resolve uma forma de desenvolver camadas interessantes da personalidade do político.

Ainda que teça considerações relevantes sobre o cenário político, como a sucessão cíclica entre conservadores e liberais no governo americano e a desastrosa maneira como os comparsas de Bush lidaram com o 11 de setembro, Vice surge na temporada como uma grande afetação do seu cineasta. McKay parece ter acreditado demais naquilo que lhe fora dito na ocasião de A Grande Aposta e decide seguir uma cartilha num filme que, por sua vez, aposta numa gravidade que rivaliza com a sua própria anarquia.  


Vice, 2018. Dir.: Adam McKay. Roteiro: Adam McKay. Elenco: Christian Bale, Amy Adams, Sam Rockwell, Steve Carell, Alison Pill, Jesse Plemons, Lily Rabe, Eddie Marsan, LisaGay Hamilton, Bill Camp, Shea Whigham, Tyler Perry, Don McManus. Imagem Filmes, 132 min. 


Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 'Vice' e a 'fórmula Adam McKay' de fazer uma cinebiografia política decolar
'Vice' e a 'fórmula Adam McKay' de fazer uma cinebiografia política decolar
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCysqXvocNUjeTltRfx-O3hnKoGGqNnSJ7xANkjzqSxWk0tj4hbwSdNSGmflFxQs3iFQxXlY_X4dS7nvDZwT8MjBOLCfFaxNtAzQubjmReeCh6J2sZkhzIoJI9Bovrn63bG5A0vIaUAtUf/s400/Vice.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCysqXvocNUjeTltRfx-O3hnKoGGqNnSJ7xANkjzqSxWk0tj4hbwSdNSGmflFxQs3iFQxXlY_X4dS7nvDZwT8MjBOLCfFaxNtAzQubjmReeCh6J2sZkhzIoJI9Bovrn63bG5A0vIaUAtUf/s72-c/Vice.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/01/vice.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/01/vice.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código