Dirigido por Márcio Cavalcante, o mesmo realizador do documentário Bahêa, Minha Vida, Sou Carnaval de São Salvador é, no final das contas, uma celebração em imagens da mais popular festa baiana. O longa procura fazer uma linha temporal do carnaval em Salvador, resgatando aspectos culturais da cidade que influenciaram características da festa como os blocos, as músicas e as danças dos sete dias de folia baiana.
Por meio de reconstituições, imagens de arquivo e entrevista com músicos, especialistas na área, mas sobretudo, foliões, Cavalcante transforma seu longa numa manifestação viva do carnaval, mais do que um documentário de grande fôlego sobre a festa. Os esforços de voltar ao passado, trazendo à tona detalhes sobre Salvador e sua história se diluem nas imagens das festas, seus foliões na rua, os trios, os camarotes e suas estrelas não por descuido, mas por consciência do que o material pretende ser.
Narrado de maneira poética pelo ator João Miguel, que assume o carnaval como uma personagem, o longa pode ser melhor apreciado pelos apaixonados pela festa. Não há vestígios de problematizações sobre o tema, tratando suas tensões culturais, políticas e sociais com uma certa superficialidade. Falta uma "cutucada" e quando ele procura trazer isso com a questão da segregação social ou a violência, o diretor parece evitar esmiuçá-las. Esse não é o intuito do longa, ainda que inescapavelmente toque nessas questões.
Fica claro desde o princípio que se trata de uma experiência para ser vivenciada coletivamente no cinema como uma peça nostálgica sobre o carnaval, podendo ser apreciado com mais intensidade pelos apaixonados pela festa, seus habituais foliões. Assim, o trabalho de pesquisa, retorno ao passado e sua relação com o presente num ponto de vista crítico assume um segundo plano, quase coadjuvante diante do encantamento imagético do realizador com as diversas facetas da festa atualmente. O que fica latente em Sou Carnaval de São Salvador é o olhar para a festa e para suas personagens e a potencial familiaridade e relação afetiva do público com tudo aquilo ali.
Sou Carnaval de São Salvador, 2019. Dir.: Márcio Cavalcante. Documentário. Paris Filmes.
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