Concorrendo na categoria principal com os indicados ao Oscar de melhor filme Nasce uma Estrela, Infiltrado na Klan e Bohemian Rhapsody, além da popular comédia Podres de Ricos, o longa de super-herói da Marvel Pantera Negra venceu o prêmio máximo da edição de 25 anos do SAG Awards, premiação do sindicato dos atores de Hollywood. Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong'o, Danai Gurira, Angela Bassett e o elenco do filme subiu ao palco do SAG para receber o prêmio de melhor elenco do ano no cinema, firmando uma vitória importante na temporada de premiações. O filme da Marvel também ganhou o SAG pelo trabalho do elenco de dublês da produção.
Uma vitória no SAG representa a simpatia de um grupo de votantes importante e majoritário na Academia, os atores, simbolizando que o longa da Marvel pode ter fôlego para vencer o Oscar de melhor filme que concorre com os vencedores do Globo de Ouro Green Book: O Guia e Bohemian Rhapsody e o ganhador do Critic's Choice Awards Roma. Resta ver se premiações como o sindicato dos produtores e o BAFTA apontarão outros fortes concorrentes num dos anos mais acirrados do Oscar.
Entre os protagonistas do cinema, Glenn Close venceu o prêmio de melhor atriz por seu desempenho no drama A Esposa, saindo na frente mais uma vez na disputa com a popular Lady Gaga e seu debut como protagonista em Nasce uma Estrela. Já Rami Malek ganhou o prêmio de melhor ator pela sua interpretação de Freddie Mercury, líder do Queen, em Bohemian Rhapsody. O concorrente mais forte de Malek no Oscar parece ser Christian Bale, que venceu o Globo de Ouro na categoria comédia ou musical e dois Critic's Choice Awards, melhor ator e melhor ator em comédia ou musical, ambos pelo seu retrato do ex vice-presidente americano Dick Cheney em Vice.
Uma das vitórias mais recorrentes da temporada é a de Mahershala Ali nas categorias de melhor ator coadjuvante em premiações. Vencedor na temporada de 2017 como melhor ator coadjuvante por Moonlight: Sob a Luz do Luar, o ator retorna aos prêmios com seu desempenho em Green Book: O Guia. Vivendo o pianista Don Shirley ao lado de Viggo Mortensen, Ali parece mais uma vez favorito ao Oscar (já levou o Critic's Choice Awards e o Globo de Ouro também).
Um dos grandes momentos da premiação do SAG Awards foi a categoria melhor atriz coadjuvante em cinema. Com uma das favoritas da temporada de fora da lista de indicadas (Regina King, vencedora do Globo de Ouro e do Critic's Choice Awards por Se a Rua Beale falasse), o SAG Awards preferiu não acirrar a disputa na categoria pelo Oscar com a vitória de uma das atrizes já indicadas ao prêmio da Academia (Amy Adams por Vice ou Emma Stone e Rachel Weisz por A Favorita).
Emily Blunt consagrou-se como vencedora por Um Lugar Silencioso e sequer foi indicada ao Oscar pelo seu desempenho. Blunt concorreu também na noite como melhor atriz por O Retorno de Mary Poppins, pelo qual também não foi indicada ao prêmio da Academia.
CINEMA
Melhor elenco: Pantera Negra
Melhor atriz: Glenn Close, A Esposa
Melhor ator: Rami Malek, Bohemian Rhapsody
Melhor atriz coadjuvante: Emily Blunt, Um Lugar Silencioso
Melhor ator coadjuvante: Mahershala Ali, Green Book: O Guia
Melhor elenco de dublês: Pantera Negra
TELEVISÃO
Melhor elenco em série drama: This is Us
Melhor atriz em série drama: Sandra Oh, Killing Eve
Melhor ator em série drama: Jason Bateman, Ozark
Melhor elenco em série comédia ou musical: The Marvelous Mrs. Maisel
Melhor atriz em série comédia ou musical: Rachel Brosnahan, The Marvelous Mrs. Maisel
Melhor ator em série comédia ou musical: Tony Shalhoub, The Marvelous Mrs. Maisel
Melhor atriz em minissérie ou telefilme: Patricia Arquette, Escape at Dannemora
Melhor ator em minissérie ou telefilme: Darren Criss, The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story
Melhor elenco de dublês: Glow
COMENTÁRIOS