Vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 2018, o drama Assunto de Família do japonês Hirokazu Koreeda traça uma narrativa sobre uma família do subúrbio japonês. Cada membro do clã encontra uma forma de sobreviver: tem a pensão da avó, o trabalho da matriarca numa fábrica, a irmã mais nova que presta serviços numa cabine de um "inferninho" exibindo o corpo para os homens que lá frequentam e até os ocasionais furtos do patriarca e as duas crianças que fazem parte do clã em lojinhas do centro urbano. O filme de Koreeda, no entanto, é uma história sobre laços e testa as certezas morais do espectador a respeito do assunto, o que é mais interessante.
A trama tem início quando a pequena Yuri vai parar na morada simples dos Shibata. Logo toda a família se afeiçoa à garotinha, mas fica sabendo pelo noticiário que ela é procurada e que vive num lar conturbado, marcado pela indiferença dos pais. Logo o espectador entra em contato com a aquisição do afeto e o acolhimento de todos daquele clã à garotinha, que se sente parte daquele núcleo.
A princípio, Assunto de Família parece um drama corriqueiro sobre a rotina dessa família, mas logo o filme de Koreeda revela suas camadas e justifica sua aclamação internacional. Por trás da história de cada um dos membros da família protagonista da narrativa existe um passado questionável que faz o espectador percebê-los por uma ótica diferente daquela empatia estabelecida ao longo de todo o título através da exposição da rotina deles. O filme de Koreeda é simples em sua execução e mínimo nos seus artifícios narrativos, que só surgem no derradeiro ato da história.
No fim das contas é um conto que põe em evidência a questão dos laços afetivos e em que circunstâncias os mesmos são gerados fora do ambiente familiar, onde o sangue parece impor um tipo de amorosidade a ser estabelecida, como é o caso da menina Yuri. É um filme singelo que revela sua força aos poucos para o espectador.
Manbiki kazoku, 2018. Dir.: Hirokazu Koreeda. Roteiro: Hirokazu Koreeda. Elenco: Lily Franky, Sakura Andô, Mayu Matsuoka, Jyo Kairi, Miyu Sasaki, Sôsuke Ikematsu, Yûki Yamada, Moemi Katayama, Daisuke Kuroda. Imovision, 121 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS