'A Favorita' destaca jogo de sobrevivência e poder na corte da rainha Anne


Aos olhos do cineasta grego Yorgos Lanthimos, A Favorita destaca o jogo de posições aspiradas por Abigail (Emma Stone) e Sarah (Rachel Weisz) na corte da rainha Anne (Olivia Colman) na Inglaterra do século XVIII. Debilitada física e psicologicamente, a monarca se divide entre as atenções que lhes são prestadas pelas duas criadas, que captam a carência emocional da rainha e enxergam nela uma oportunidade de sobreviver numa sociedade que não lhes dá outra alternativa. 

Bem diferente do filme anterior do diretor (O Sacrifício do Cervo Sagrado), A Favorita é mais direto no seu diálogo com o público e retoma uma ironia comum ao realizador, desta vez, voltada para os hábitos da monarquia e seus ricos paparicadores. O filme é pouco dotado do hermetismo peculiar ao cineasta - como se cada passo da sua câmera evidenciasse seu anseio de mostrar eficiência no ofício -. Longe dos simbolismos, A Favorita é uma narrativa bem clara a respeito do que e de como quer dialogar com seu público. 


O filme combina rigor estético na concepção visual de seus figurinos e cenários, bem como na utilização de luzes naturais para compor a sua fotografia. Ao mesmo tempo em que esses elementos transmitem o luxo do universo que Lanthimos está abordando em A Favorita também estão em diálogo com a ironia do diretor na sua leitura sobre os personagens e algumas de suas situações. 

O destaque cabe mesmo ao seu elenco feminino. Emma Stone e Rachel Weisz estão bem como as duas criadas da rainha, mas parte do filme é mesmo tomada por Olivia Colman, que consegue fazer um retrato inteligente de Anne. Ao mesmo tempo que Colman adere sua composição à assinatura irônica do diretor, a atriz consegue compreender a melancolia de uma mulher insegura na sua posição e completamente marcada pela solidão afetiva. A fluidez com que Colman transita entre o humor e a tragédia da sua protagonista é um dos pontos altos do filme e Lanthimos sabe valorizar isso reservando planos que existem somente para destacar as expressões da atriz. 

Mesmo realizando seu exemplar mais "palatável" com A Favorita (variando, inclusive, na autoria do seu roteiro, que aqui não é do seu parceiro habitual Efthymis Filippou), Yorgos Lanthimos segue fazendo um cinema interessante, marcado por personagens cheios de variantes. No fim das contas, o filme acaba se revelando uma comédia sobre a sociedade de uma época que flui de maneira carismática na maior parte do tempo e que pode surpreender com o peso da sua dramaticidade no desfecho. É um filme também de grandes desempenhos femininos, em especial, da inglesa Olivia Colman, que merece mais destaque no cinema depois daqui. 


The Favourite, 2018. Dir.: Yorgos Lanthimos. Roteiro: Deborah Davis e Tony McNamara. Elenco: Emma Stone, Rachel Weisz, Olivia Colman, Nicholas Hoult, Mark Gatiss, James Smith, Carolyn Saint-Pé, John Locke, Joe Alwyn. Fox, 119 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,2,Crítica,288,DVD & Blu-Ray,6,Editorial,2,Entrevista,2,Extras,9,Listão,22,Matéria Especial,26,Notícias,38,Prévia,77,Radar Crítico,20,Rewind,15,TV & Streaming,72,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 'A Favorita' destaca jogo de sobrevivência e poder na corte da rainha Anne
'A Favorita' destaca jogo de sobrevivência e poder na corte da rainha Anne
https://2.bp.blogspot.com/-qUBl2jgBaYU/XEDMn4WXusI/AAAAAAAAboE/lg-Pm_wbWX4M_OkR3drOAMcPDyhfx9KiQCLcBGAs/s400/A%2BFavorita.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-qUBl2jgBaYU/XEDMn4WXusI/AAAAAAAAboE/lg-Pm_wbWX4M_OkR3drOAMcPDyhfx9KiQCLcBGAs/s72-c/A%2BFavorita.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2019/01/a-favorita.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2019/01/a-favorita.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código