Séria candidata ao próximo Oscar de melhor atriz pelo drama A Esposa, Glenn Close é um dos nomes mais fortes da história do cinema. Caso seja indicada pelo filme como tudo parece apontar, será a sétima vez que a atriz concorre ao prêmio da Academia. Com a estreia do filme no Brasil, aproveitamos a ocasião para lembrar cinco momentos marcantes na sua carreira:
5º lugar
Sunny von Bulow
O Reverso da Fortuna (1990)
No filme que rendeu o Oscar de melhor ator a Jeremy Irons, Close vive sua esposa. Sunny von Bulow era uma herdeira milionária em coma que narrava o drama e a história girava em torno de uma suspeita de tentativa de seu assassinato orquestrada pelo seu marido, papel de Irons. O filme era uma adaptação do livro homônimo de Alan M. Dershowitz.
4º lugar
Patty Hewes
Damages (2007 - 2012)
Se o cinema foi injusto com Close nos anos 2000, lhe rendendo poucas oportunidades, a TV abriu as portas para a atriz com a série Damages, que, ao longo de cinco temporadas, lhe rendeu prêmios como o Globo de Ouro e o Emmy de melhor atriz em série drama. Em Damages, Close interpretou uma advogada que, de repente, se vê obrigada a tomar conta da neta.
3º lugar
Cruela DeVil
101 Dálmatas (1996) e 102 Dálmatas (2000)
Por duas ocasiões, Glenn Close deu vida a uma das mais famosas vilãs das animações Disney, a perversa empresária Cruela DeVil que cobiça os filhotes de dálmatas do casal Roger e Anita para com eles fazer um suntuoso casaco de peles. Na aventura infanto-juvenil, Close não economizou no talento e deu vida a uma autêntica e sem escrúpulos vilã. A atriz não foi indicada ao Oscar pelo trabalho, mas foi lembrada no Globo de Ouro (indicada a melhor atriz em comédia ou musical).
2º lugar
Alex Forrest
Atração Fatal (1987)
Possivelmente, uma das personagens mais marcantes da carreira de Close seja Alex Forrest, a perigosa amante rejeitada pelo personagem de Michael Douglas em Atração Fatal, longa de Adrian Lyne. Close faz uma das vilãs mais complexas da sua carreira e protagoniza momentos memoráveis como àquela que envolve um coelho e uma panela. A atriz perdeu o Oscar de melhor atriz para Cher em Feitiço da Lua.
1º lugar
Marquesa de Merteuil
Ligações Perigosas (1988)
Outra interpretação memorável de Close foi em Ligações Perigosas, adaptação cinematográfica de Stephen Frears para o romance de Chordelos de Laclos. Num de seus melhores momentos no cinema, Glenn Close vive a manipuladora Marquesa de Merteuil, estabelecendo uma parceria interessante com o ator John Malkovich, o sedutor Valmont. Na ocasião, Close perdeu o Oscar para Jodie Foster em Acusados.
COMENTÁRIOS