Listão 2018: Os melhores atores do ano


Na nossa seleção de melhores atores do ano de 2018, somente interpretações de títulos lançados comercialmente nos cinemas ou em canais de streaming no corrente ano. Desempenhos da temporada de premiações passada se mesclam com lançamentos do corrente ano. Trataremos primeiro dos atores para no Listão seguinte abordarmos o trabalho das atrizes. Vamos às interpretações: 


5º lugar
Colin Farrell
O Sacrifício do Cervo Sagrado

No início dos anos 2000, Colin Farrell ficou conhecido pela fama de canastrão atribuída por parte da crítica e também por seu comportamento rebelde fora das telas. De uns anos para cá, o ator virou o jogo e tem mostrado sua extensão dramática e versatilidade sobretudo por estabelecer parcerias com diretores consagrados do circuito de festivais, como Martin McDonagh (Na Mira da Máfia) e o grego Yorgos Lanthimos, com quem fez O Sacrifício do Cervo Sagrado, interpretando um médico chantageado por um garoto cujo pai morreu na sua mesa de operação. A performance introspectiva do ator garante momentos singulares ao filme, sobretudo quando seu personagem se vê encurralado


4º lugar
Barry Keoghan
O Sacrifício do Cervo Sagrado

Antes do filme de Lanthimos, Barry Keoghan já havia aparecido para o público em Dunkirk de Christopher Nolan, mas é por interpretar o complicado adolescente Martin de O Sacrifício do Cervo Sagrado que o jovem ator tem o seu grande momento nas telas. Keoghan aproveita cada um dos diálogos protagonizados por seu personagem para revelar uma personalidade manipuladora e doentia, cercando o personagem de Farrell e toda a sua família. O garoto tira de letra cenas com nomes como seu principal parceiro de cena e Nicole Kidman. 


3º lugar
Murilo Benício
O Animal Cordial

No filme de Gabriela Amaral Almeida, Murilo Benício dá vida a um psicopata no maior estilo Psicopata Americano, revelando uma personalidade sanguinária gradualmente na tela conforme as coisas no seu restaurante saem do controle. Estabelecendo uma parceria intensa com a atriz Luciana Paes, o ator faz uma verdadeira carnificina, revelando muito por traz da personalidade quieta, centrada e controlada exibida desde o início do longa. 


2º lugar
Daniel Day-Lewis
Trama Fantasma

Segundo o próprio Day-Lewis, Trama Fantasma é sua grande despedida dos cinemas. Se for realmente, a segunda parceria do ator com Paul Thomas Anderson é um excelente "canto do cisne". Interpretando o perfeccionista estilista Reynolds Woodcock, o ator lida com maestria com todas as manias do seu personagem, sobretudo quando as mesmas são provocadas pelo seu relacionamento com a modelo Alma, interpretada por Vicky Krieps. Mais uma vez, Day-Lewis mostra porque é um dos grandes da sua arte. 


1º lugar
Timothée Chalamet
Me Chame pelo seu Nome

Revelação da temporada de prêmios passada, Timothée Chalamet conquistou o público internacional como o adolescente Elio, que vive um romance com Oliver, papel de Armie Hammer, um jovem aluno do seu pai que vai passar as férias em sua casa durante o verão italiano. Mesmo com pouca experiência, Chalamet interpreta com intensidade todos os conflitos do seu jovem personagem com a sua sexualidade. Um desempenho tão forte que fica como desafio para o próprio ator superar em interpretações futuras. 

Em outros anos:
James McAvoy, Fragmentado (2017)
Jacob Tremblay, O Quarto de Jack (2016)
Channing Tatum, Foxcatcher (2015)
Jake Gyllenhaal, O Abutre (2014)
Joaquin Phoenix, O Mestre (2013)
Ryan Gosling, Drive (2012)
Brad Pitt, A Árvore da Vida (2011)
Leonardo DiCaprio, Ilha do Medo (2010)
Ryan Gosling, A Garota Ideal (2009)
Daniel Day-Lewis, Sangue Negro (2008)
Gerard Butler, 300 (2007)
Philip Seymour Hoffman, Capote (2006)

Os coadjuvantes


5º lugar
Alex Wolff
Hereditário

Hereditário foi um dos filmes de terror do ano junto com Um Lugar Silencioso e Toni Collette teve muitos elogios na pele da matriarca Annie. No entanto, vale a pena lembrar do desempenho de Alex Wolff como o filho mais velho da família encabeçada pela atriz e por Gabriel Byrne. O personagem do ator vive um evento traumático ao longo da história, lidando com a pressão de carregar uma grande culpa na relação com seus pais. 


4º lugar
Daniel Kaluuya
As Viúvas

Depois de Corra!, Daniel Kaluuya mais uma vez demonstra serviço em cena como o frio assassino Jatemme Manning. Num elenco no qual as mulheres dão as cartas, Kaluuya teve bons momentos como um homem que parece calcular todas as suas ações e apresenta um certo prazer na dor que causa a suas vítimas. 


3º lugar
John Lithgow
Jantar com Beatriz

O indie Jantar com Beatriz de Miguel Arteta deu destaque ao desempenho de Salma Hayek como uma imigrante que, por acaso, cai numa festa de ricaços americanos. No elenco, John Lithgow tem alguns dos melhores momentos do filme travando tensos diálogos ideológicos com a protagonista, personificando a típica figura do americano extremamente conservador e cheio de preconceitos. 


2º lugar
Alessandro Nivola
Desobediência

Um dos momentos mais cortantes de Desobediência é um monólogo do personagem de Alessandro Nivola dirigido à comunidade judaica conservadora da qual ele assume o bastão com a morte do seu antigo guia. É uma fala significativa para a história do longa e o ator demonstra sua sensibilidade em cada palavra, algo que se revela como consequência do desenvolvimento do personagem que já vinha traçando desde o início do filme. 


1º lugar
Nahuel Pérez Biscayart
120 Batimentos por Minuto

Como o ativista do ACT UP, Biscayart ganhou, entre outros prêmios, o César, principal troféu do cinema na França. O ator que também estrelou Nos Vemos no Paraíso, um dos destaques do Festival Varilux desse ano, interpreta Sean, um ativista de vertente extremada que vive momentos difíceis na proximidade do terceiro ato do filme quando o vírus HIV compromete drasticamente sua saúde. Biscayart vive esse personagem com a mesma intensidade que ele exibe em cada cena de 120 Batimentos por Minuto.  

Em outros anos:
Bill Skarsgard, It: A Coisa (2017)
Tom Hardy, O Regresso (2016)
Mark Rylance, Ponte dos Espiões (2015)
Jared Leto, Clube de Compras Dallas (2014)
Philip Seymour Hoffman, O Mestre (2013)
Ezra Miller, Precisamos falar sobre o Kevin (2012)
Ben Mendelsohn, Reino Animal (2011)
Luke Ford, Sei que vou te amar (2010)
Christoph Waltz, Bastardos Inglórios (2009)
Heath Ledger, Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
Jackie Earle Haley, Pecados Íntimos (2007)
Jack Nicholson, Os Infiltrados (2006)


Jovem ator do ano
Matvey Novikov
Sem Amor

A sensibilidade do garoto Matvey Novikov vem à tona no drama russo Sem Amor quando ele é enquadrado num choro silencioso mas extremamente sentido, exibido uma dor sufocada que não consegue expressar num lar completamente despedaçado pelas desavenças entre seu pai e sua mãe. O menino tem poucos momentos no filme, mas naqueles em que aparece serve como ponte fundamental para a construção do plot central do filme, a vivência conturbada de uma criança numa casa marcada pelo desamor, um mal da contemporaneidade.

Em outros anos:
Alex R. Hibbert, Moonlight: Sob a Luz do Luar (2017)
Tom Holland, O Impossível (2012)
Max Records, Onde os Monstros Vivem (2010)
Kodi Smit-McPhee, Romulo, Meu Pai (2008)

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,268,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Listão 2018: Os melhores atores do ano
Listão 2018: Os melhores atores do ano
https://3.bp.blogspot.com/-A3CqxhVgPk8/XB-Uzpn4kWI/AAAAAAAAbbA/P7JUgBSPdaMc2JT7I1aa6uJdFpa02KTlgCLcBGAs/s400/timothee-chalamet-call-me-your-name.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-A3CqxhVgPk8/XB-Uzpn4kWI/AAAAAAAAbbA/P7JUgBSPdaMc2JT7I1aa6uJdFpa02KTlgCLcBGAs/s72-c/timothee-chalamet-call-me-your-name.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2018/12/listao-2018-os-melhores-atores-do-ano.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2018/12/listao-2018-os-melhores-atores-do-ano.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código