Listão 2018: As melhores atrizes do ano


Chegou o momento de lembrarmos dos desempenhos femininos mais impactantes nas telas em 2018. O Chovendo Sapos elencou nesse terceiro Listão as interpretações de atrizes que mais marcaram o site no ano que está nos deixando em filmes que estrearam comercialmente nos cinemas ou diretamente em streaming entre janeiro e dezembro do referido ano. Confira abaixo nossas preferidas: 


5º lugar
Viola Davis
As Viúvas

Sempre uma força da natureza em cena, Viola Davis não faria diferente no drama criminal As Viúvas ao assumir o papel de Veronica Rawlins, líder do grupo de mulheres que enfrenta um perigoso criminoso a fim de quitar uma dívida dos seus falecidos maridos e salvar a própria pele. Davis consegue transitar como ninguém entre a dor e o pulso firme da personagem liderando um dos melhores elencos do ano. 


4º lugar 
Vicky Krieps
Trama Fantasma

Revelação do filme de Paul Thomas Anderson, Vicky Krieps interpreta a doce Alma Elson, uma jovem de origem modesta que tenta lidar com o temperamento do esposo, o estilista Reynolds Woodcock vivido por Daniel Day-Lewis. A atriz percorre uma extenuante jornada emocional do longa, desabrochando gradualmente na trama. Assim como outras revelações do diretor (Melora Walters em Magnólia ou Katherine Waterston de Vício Inerente), Krieps se torna destaque num longa cujo elenco é bastante experiente. 


3º lugar
Meryl Streep
The Post: A Guerra Secreta

Trazer Meryl Streep para qualquer lista de melhores do ano virou banalidade, mas o desempenho da atriz no filme de Steven Spielberg é mais digno de menção do que sua presença em filmes como Caminhos da Floresta ou Álbum de Família, algumas de suas indicações recentes do Oscar. Streep consegue fazer sem maneirismos uma interpretação basicamente reativa na pele de Katherine Graham, editora do Washington Post, concentrando-se basicamente na vivência dessa mulher num mundo protagonizado por homens e como a mesma gradualmente toma as rédeas da situação num momento de crise. O desempenho de Streep no filme é tão forte que fez a usual narrativa excessivamente expositiva de Spielberg ceder a momentos de grande discrição. 


2º lugar
Isabél Zuaa
As Boas Maneiras


Grande protagonismo para o desempenho das brasileiras em nosso Listão de 2018. A primeira delas é Isabél Zuaa do delicado conto de terror de Juliana Rojas e Marco Dutra. Zuaa assume o lugar do afeto num filme sobre a compreensão e acolhimento materno da verdadeira natureza de um filho através de uma história que flerta com a mitologia do lobisomem. A atriz transita com propriedade nos diferentes arcos da sua personagem e atos do filme tomando para si o comando emocional de uma história que para o público poderia ser aceita simplificada e pejorativamente como eminentemente fantástica. 


1º lugar
Karine Teles
Benzinho

Peça fundamental na concepção criativa de Benzinho, Karine Teles foi co-roteirista do longa com o diretor Gustavo Pizzi e foi responsável, através de sua atuação como Irene, por realizar um dos filmes mais humanos do ano. Benzinho é protagonizado por uma família comum, repleta de problemas reais, mas também marcada por uma história de afetos e sua matriarca é capaz de expressar uma doçura que transborda por todos os lados do longa na sua relação com os filhos, irmã, marido, com o outro. Teles oferta tamanha naturalidade a sua personagem, sentimentos, ações e reações que a sensação que temos é a de que Irene é alguém de "carne e osso", alguém que desejamos conhecer e trazer para o nosso convívio tamanha a sua disposição em acolher, dar carinho e fazer bem aos outros. 

Em outros anos: 
Natalie Portman, Jackie (2017)
Isabelle Huppert, Elle (2016)
Regina Casé, Que Horas Ela Volta? (2015)
Paulina Garcia, Glória (2014)
Emmanuelle Riva, Amor (2013)
Charlize Theron, Jovens Adultos (2012)
Juliette Binoche, Cópia Fiel (2011)
Giovanna Mezzogiorno, Vincere (2010)
Kate Winslet, Foi Apenas um Sonho (2009)
Nicole Kidman, Margot e o Casamento (2008)
Marion Cotillard, Piaf: Um Hino ao Amor (2007)
Meryl Streep, O Diabo veste Prada (2006)

As coadjuvantes


5º lugar
Elizabeth Debicki
As Viúvas

Marcada pela sua alta estatura explorada em filmes como O Grande Gatsby e O Agente da U.N.C.L.E., a australiana Elizabeth Debicki nunca teve uma grande oportunidade dramática para brilhar em cena. As Viúvas é o melhor momento da atriz até aqui. Como Alice, Debicki tem a oportunidade de desenvolver emoções complicadas da sua personagem com o grupo de mulheres com o qual se relaciona e com sua herança materna que tornam o seu desempenho um dos mais bem executados no filme de Steve McQueen. 


4º lugar
Lesley Manville
Trama Fantasma

A veterana Lesley Manville foi enfim lembrada pelo Oscar por sua interpretação em Trama Fantasma. Como Cyril, irmã do personagem de Daniel Day-Lewis, a atriz compõe uma mulher que é peça central nos negócios e na vida do irmão, expressando os sentimentos e a personalidade dela com pouquíssimo diálogo, mas gestos expressivos e diretos. Manville é daquelas coadjuvantes que sabe ser generosa em cena, compreendendo o momento preciso no qual sua personagem precisa ser realçada e aquele em que deve ceder espaço para os protagonistas da história, sem que com isso deixe de apresentá-la de maneira clara e constante ao espectador. 


3º lugar
Nicole Kidman
O Sacrifício do Cervo Sagrado


O empenho de Nicole Kidman em transitar por territórios inexplorados e estabelecer parcerias com diretores "fora da curva" não a faz recusar uma personagem que sequer é a protagonista da história. No longa de Yorgos Lanthimos, a australiana interpreta a esposa do personagem de Colin Farrell, uma mulher que diante da falta de ação do marido começa a procurar meios para livrar a família de uma espécie de maldição. Como sempre, os melhores momentos de Kidman em O Sacrifício do Cervo Sagrada são os mais banais, àqueles nos quais a sua personagem "simplesmente" reage e toma impulsos por estímulos dos acontecimentos da trama. 



2º lugar
Laurie Metcalf
Lady Bird: A Hora de Voar

Figura central na vida familiar da personagem título do longa de Greta Gerwig, Laurie Metcalf tem grandes momentos em Lady Bird ao viver uma mãe que tem um amor muito grande pela filha mas que em virtude do aguçado senso prático para a vida adquirido com o tempo vive os corriqueiros conflitos de geração com a mesma. É sensível o carinho e a preocupação de Marion com o futuro de Lady Bird, assim como também é perceptível ao público a falta de tato da personagem na administração desses sentimentos. Metcalf faz isso de maneira brilhante. 




1º lugar
Rachel McAdams
Desobediência

Rachel McAdams sempre foi uma grande atriz e não fosse o desdém que parte da crítica e da cinefilia tem com filmes populares isso já seria reconhecido desde 2004 quando a mesma despontou com dois dos seus filmes mais conhecidos - e também dois dos seus melhores momentos nas telas -, Diário de uma Paixão e Meninas Malvadas. Estranhamente, McAdams só foi lembrada em 2016 pela Academia por sua participação em Spotlight, um filme que merece mais reconhecimento por um desempenho coletivo do que pelo mérito de um ou outro ator específico. Em Desobediência de Sebastián Lelio, a atriz tem um dos seus melhores desempenhos interpretando uma mulher que lida com sua homossexualidade dentro de uma comunidade religiosa conservadora. Pelas dificuldades de romper alguns laços, diferente da personagem de sua principal parceira de cena, Rachel Weisz, a Esti Kuperman da atriz tem uma compreensiva dificuldade de romper laços e sofre as consequências disso. 


Em outros anos:
Clarisse Abujamra, Como nossos pais (2017)
Jennifer Jason Leigh, Os Oito Odiados (2016)
Julianne Moore, Mapas para as Estrelas (2015)
Lupita Nyong'o, 12 Anos de Escravidão (2014)
Amy Adams, O Mestre (2013)
Carey Mulligan, Shame (2012)
Jacki Weaver, Reino Animal (2011)
Kristin Scott Thomas, O Garoto de Liverpool (2010)
Zoe Saldana, Avatar (2009)
Vanessa Redgrave, Desejo e Reparação (2008)
Michelle Pfeiffer, Hairspray: Em Busca da Fama (2007)
Mia Kirschner, Dália Negra (2006)


Jovem atriz do ano
Brooklynn Prince
Projeto Flórida

A menção em questão não poderia ser para outra criança. A espontaneidade e doçura infantil de Brooklynn Prince é uma das peças que faz a engrenagem de Projeto Flórida de Sean Baker funcionar. Tutelada pelo administrador do hotel em que vive, interpretado por Willem Dafoe, e passando por dificuldades com sua mãe Halley, personagem de Bria Vinaite, a pequena Moonee de Brooklynn Prince suporta sua realidade e vive a infância através da fantasia num lugar onde aparentemente isso deveria ser condição inerente. Baker teve sorte e êxito na escalação da menina.  

Em outros anos: 
Sareum Srey Moch, First they killed my father (2017)
Saoirse Ronan, Hanna (2011)
Isabelle Fuhrmann, A Órfã (2009)

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Listão 2018: As melhores atrizes do ano
Listão 2018: As melhores atrizes do ano
https://2.bp.blogspot.com/-s9Dke6YrGcw/XB-mBt4ql5I/AAAAAAAAbbo/IM3l59aBeTkUXsWlWEfliMvYRB6lv_s8QCLcBGAs/s400/MerylStreepThePost.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-s9Dke6YrGcw/XB-mBt4ql5I/AAAAAAAAbbo/IM3l59aBeTkUXsWlWEfliMvYRB6lv_s8QCLcBGAs/s72-c/MerylStreepThePost.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2018/12/listao-2018-as-melhores-atrizes-do-ano.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2018/12/listao-2018-as-melhores-atrizes-do-ano.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código