Ação bem dirigida e uma mitologia a ser desbravada dão o tom em 'Aquaman'


Por culpa do próprio estúdio e dos produtores por trás desses projetos, todos tendo como centro criativo o diretor Zack Snyder que iniciou tudo com O Homem de Aço, os filmes da Warner baseados nos personagens da DC Comics têm penado em conquistar público e crítica. Apesar do sucesso isolado de Mulher Maravilha, por razões que vão desde os esforços em se espelhar no modelo da Marvel à péssima gestão criativa, filmes como Batman vs. Superman, Esquadrão Suicida e Liga da Justiça ajudaram a fomentar uma má fama para os filmes com o selo da empresa de quadrinhos. Aquaman é, provavelmente, seu exemplar mais estável, mais até do que Mulher Maravilha, ainda que lhe careça dois protagonistas carismáticos e cenas de força singular como no filme de Patty Jenkins.

O resultado de Aquaman é harmonioso, muito graças aos esforços do diretor James Wan, que mesmo herdando um legado de continuidade do vacilante projeto de criação de universo estendido, trouxe para o longa personalidade visual e um exímio tratamento na direção das suas cenas, algo que já fora visto em outras produções como Velozes e Furiosos 7 e Invocação do Mal. Wan sabe criar sequências na qual o espectador consegue ter uma compreensão geográfica daquilo que está acontecendo em cena, como as cenas nas quais Mera e Aquaman são perseguidos pelas criaturas do Fosso ou na qual ambos tentam se desvencilhar na Itália do vilão Arraia Negra e sua força de apoio enviada pelo rei Orm. 


A trama do filme se assemelha menos ao que convencionalmente vemos em adaptações de HQs, se assemelhando mais a uma aventura que mescla o espírito old school dos filmes de Indiana Jones com a preocupação de desenvolver uma jornada heróica embasada na construção de uma rica mitologia que lhe serve de cenário, como na trilogia O Senhor dos Anéis. Parte disso é fruto da fase do personagem que serve como inspiração para a obra, sua repaginação em Novos 52, co-assumida pelo brasileiro Ivan Reis. Filho de criatura de dois mundos, a rainha Atlanna (Nicole Kidman) e o faroleiro Tom Curry (Temuera Morrison), Arthur Curry é convocado pela princesa Mera a reivindicar o trono nos mares tendo em vista que o seu irmão Orm passou a representar uma grande ameaça com suas ideias sobre a conquista dos reinos marinhos e da terra. 

Além da ótima direção, Aquaman tem impacto visual, assumindo cores e design fortes, coloridos e de personalidade. O longa também tem como ponto alto a construção da mitologia em torno de Atlântida, muito bem delineada, sendo bem traçada, simples e complexa, mas evitando um didatismo primário. O espectador consegue dimensionar e localizar o passado daquela civilização, seus diferentes povos e até geograficamente onde cada uma delas se localiza. 

É preciso dizer que um dos pontos fracos do filme, infelizmente, é sua dupla de protagonistas. Ainda que o roteiro tente criar uma química entre Momoa e Heard baseada no antigo estratagema das implicâncias que inicialmente gerem a relação entre o casal para que esta depois venha a ser sucedida por uma real atração, ambos não conseguem sustentar alguns momentos de humor do filme. Isso não chega a ser um problema grave porque Aquaman conta com um elenco de coadjuvantes de peso e que é completamente aproveitado - diferente de alguns filmes de herói, nenhuma participação é deixada para segundo plano. Ao mesmo tempo, há um cuidado tão grande na criação desse universo e na costura da jornada do protagonista que o próprio filme se encarrega de suprir uma deficiência que poderia ser grave em outros casos. 


Aquaman, 2018. Dir.: James Wan. Roteiro: David Leslie Johnson-McGoldrick e Will Beall. Elenco: Jason Momoa, Amber Heard, Nicole Kidman, Patrick Wilson, Willem Dafoe, Dolph Lundgren, Yahya Abdul-Mateen II, Temuera Morrison, Michael Beach, Randall Park, Ludi Lin, Graham McTavish. Warner, 143 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Ação bem dirigida e uma mitologia a ser desbravada dão o tom em 'Aquaman'
Ação bem dirigida e uma mitologia a ser desbravada dão o tom em 'Aquaman'
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhz_diJvJzg3H1z7e8drEFNKUyDu_weogX8iYlZupYO6Y-U4MjiCBWB-Gu7mdkTbq8-Rh_f_YhJ2oqYnoTP1Mih3XpQgdXdiufFYU1q1dHTxbH5G4AGN8xtKYT08ki6rSqwPnz7tobdkuwy/s400/Aquaman.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhz_diJvJzg3H1z7e8drEFNKUyDu_weogX8iYlZupYO6Y-U4MjiCBWB-Gu7mdkTbq8-Rh_f_YhJ2oqYnoTP1Mih3XpQgdXdiufFYU1q1dHTxbH5G4AGN8xtKYT08ki6rSqwPnz7tobdkuwy/s72-c/Aquaman.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2018/12/aquaman.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2018/12/aquaman.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código