'O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos': Quando a Disney não é capaz de criar a magia


O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos é mais uma incursão da Disney em live actions. Diferente de títulos como A Bela e a Fera, Mogli ou Cinderela, o filme do estúdio não chega com o estigma do remake. Assim, não deixa de ser com tristeza que podemos atestar o resultado ruim desse conto inspirado no clássico balé de Tchaikovsky, que de memorável mesmo só os seus estonteantes recursos plásticos (um show de figurino e direção de arte) e um momento em que explora uma sequência de balé para apresentar os reinos que compõem o título do filme. De resto, o longa é oco como narrativa. 

Como manda a tradição do Quebra-Nozes, O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos se passa no Natal, quando após a morte da mãe, Clara, seus dois irmãos e o pai estão a caminho de uma confraternização natalina na propriedade do seu padrinho. A garota acaba ganhando de presente uma jornada que a levará a um lugar profundamente marcado pelos atos da sua mãe, recebendo a missão de instaurar a paz entre os quatro reinos que o compõe. 


O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos é um filme com uma rachadura. A fantasia passou por refilmagens e acaba que os créditos de sua direção tem os nomes de Lasse Hallstrom (de Chocolate), que conduziu o filme a princípio, e Joe Johnston (Capitão América: O Primeiro Vingador), responsável por sua refilmagem. Não é perceptível ao espectador o dedo de Hallstrom e Johnston no filme, mas é sensível uma mudança de curso na história com um twist que transforma o destino das personagens de Helen Mirren e Keira Knightley, a Mãe Ginger do Reino do Divertimento e a Fada Sugarplum do Reino dos Doces, respectivamente, a ponto das melhores atrizes do elenco não conseguirem ter personagens com propósitos consistentes ao longo da história. 

No outro pólo, O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos tem uma heroína das mais genéricas interpretada por Mackenzie Foy, assim como é genérica a sua jornada e o propósito da mesma, fazendo com que o filme pareça uma espécie de colagem de outros contos como Alice no País das Maravilhas. O resultado é um conto de fadas cuja magia é constantemente anunciada, mas nunca está lá. Uma aventura de narrativa oca e morna, sem picos de emoção e que, por isso mesmo, jamais envolve o espectador com o mínimo de encantamento que a beleza dos seus frames anuncia. O universo fantástico criado pelo longa jamais desperta curiosidade ou seduz o espectador. 

Se há um componente vencedor nessa narrativa fantástica marcada pela frieza é a beleza dos momentos que explora a arte da bailarina Misty Copeland, o único resquício do encantamento do verdadeiro Quebra-Nozes presente no filme. Nem mesmo o personagem título mostra alguma relevância no filme. Assim, fica mais uma oportunidade perdida para a Disney mostrar que além de faturar com as usuais "pratas da casa", o seu já conhecido catálogo, é importante renovar o repertório com histórias que não sejam remakes. É para se lamentar.


The Nutcracker and the Four Realms, 2018. Dir.: Lasse Hallstrom e Joe Johnston. Roteiro: Ashleigh Powell. Elenco: Mackenzie Foy, Keira Knightley, Helen Mirren, Morgan Freeman, Matthew Macfadyen, Tom Sweet, Ellie Bamber, Richard E. Grant, Max Westwell, Jayden Fowora-Knight, Omid Djalili, Jack Whitehall, Misty Copeland, Anna Madeley. Disney, 99 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 'O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos': Quando a Disney não é capaz de criar a magia
'O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos': Quando a Disney não é capaz de criar a magia
https://3.bp.blogspot.com/-Ee6fBSZcGZI/W-jGoDtCbbI/AAAAAAAAbS4/usazpLJkCPw1Bsuwhk2i5wjWbgLM2W7MACLcBGAs/s400/O%2BQuebra%2BNozes%2Be%2Bos%2BQuatro%2BReinos.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-Ee6fBSZcGZI/W-jGoDtCbbI/AAAAAAAAbS4/usazpLJkCPw1Bsuwhk2i5wjWbgLM2W7MACLcBGAs/s72-c/O%2BQuebra%2BNozes%2Be%2Bos%2BQuatro%2BReinos.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2018/11/o-quebra-nozes-e-os-quatro-reinos.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2018/11/o-quebra-nozes-e-os-quatro-reinos.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código