Dramas criminais costumam ser um território predominantemente masculino. Basta pensarmos nos principais filmes da carreira de Martin Scorsese que tão bem trafegou pelo gênero, como Os Bons Companheiros ou Os Infiltrados. As personagens femininas nessas histórias geralmente são as esposas dos criminosos e costumam ter uma relevância inferior, sendo mais reativas à trama central que figuras realmente determinantes. As Viúvas dá as rédeas da situação a esse grupo de personagens, comandado brilhantemente pela presença sempre impactante de Viola Davis na tela.
A vencedora do Oscar (atriz coadjuvante em 2017 por Um Limite entre Nós) interpreta Veronica, uma mulher que de repente se vê despedaçada pela morte do marido, vivido por Liam Neeson, logo depois que um roubo comandado por ele dá errado. Ela se reúne ao grupo de viúvas dos demais integrantes do bando de criminosos para encontrar uma solução já que todas encontram-se encurraladas por pessoas que passam a lhes cobrar a dívida dos seus esposos.
O filme é baseado numa minissérie de pouca ressonância na década de 1980, mas que impactou profundamente o diretor e roteirista Steve McQueen (de 12 Anos de Escravidão e Shame), a ponto dele chamar a roteirista Gillian Flynn (Garota Exemplar e Objetos Cortantes) para co-assinar o projeto junto com ele. O resultado é um filme enérgico, cheio de ação e ritmo marcado por um ótimo elenco em cena. Claro que Viola Davis chama a atenção do espectador do início ao fim ao compor sua Veronica como uma mulher despedaçada, mas focada e enérgica em suas ações. No entanto, vale prestar atenção nas pontuais interpretações de atores como Elizabeth Debicki, que vive Alice, uma das viúvas, e Daniel Kaluuya como o psicopata Jatemme Manning.
Menos poético, emocional ou hermético que em seus longas anteriores, Steve McQueen faz de As Viúvas uma obra comercialmente palatável que administra bem as demandas do gênero e oferece boas oportunidades para seu talentoso elenco. Não há uma ação sequer do longa mal executada pelo realizador, assim como não há uma só nuance desse grupo de complexos personagens que seu brilhante elenco não dê conta.
Widows, 2018. Dir.: Steve McQueen. Roteiro: Steve McQueen e Gillian Flynn. Elenco: Viola Davis, Liam Neeson, Michelle Rodriguez, Elizabeth Debicki, Colin Farrell, Robert Duvall, Carrie Coon, Jackie Weaver, Jon Bernthal. Fox, 129 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS