Pequenos gestos fazem a diferença em 'O Primeiro Homem', história de Neil Armstrong


Depois de "bater na trave" por duas temporadas de premiações com Whiplash e La La Land, Damien Chazelle retorna com outro grande chamariz de indicações a Oscar, segundo os principais previsores americanos. O Primeiro Homem é a biografia do astronauta norte-americano Neil Armstrong  estrelada por Ryan Gosling e, como se espera do gênero usualmente, é carregada de elementos que a tornam chamariz de indicações por seu apelo emotivo da "história do grande homem". Ainda assim, determinados caminhos desse filme o tornam um leve "ponto fora da  curva". 

O Primeiro Homem narra a jornada de Armstrong até vir a ser o primeiro homem a pisar na lua, acompanhando ainda a complicada rotina da sua esposa Janet depois que ele é convocado sucessivamente para as perigosas missões da NASA. Entre os eventos determinantes para a empreitada de Armstrong no longa está um inesperado e traumático acontecimento envolvendo um de seus filhos, que o acompanha até o seu feito histórico.


Apesar de conter todos os elementos aguardados para esse tipo de material, O Primeiro Homem guarda algumas virtudes num comparativo com similares. É um filme que opta pela linearidade e falta de surpresas ao narrar seus eventos e apresentar algumas cenas "chavões" no gênero, algumas delas envolvendo a esposa de Armstrong vivida por Claire Foy (da série The Crown), a devota, mas corajosa esposa do protagonista que ocasionalmente o enfrenta, assim como também o grupo de homens por trás da coordenação dos projetos da NASA. 

Apesar desses momentos, O Primeiro Homem sabe ser comedido e sensível na maior parte do tempo. No lugar de trazer Neil Armstrong (interpretado com a introspecção habitual de Ryan Gosling) como a personificação do herói americano, o filme de Chazelle o transforma numa figura humana, repleta de imperfeições e inseguranças. O longa também é marcado por momentos de genuína sensibilidade quando acompanha o percurso da espaçonave de Armstrong até a lua, articulando suas imagens com a inspirada trilha de Justin Hurwitz e com um silêncio que evidencia a introspecção do personagem no espaço.

Todos os detalhes elencados tornam O Primeiro Homem uma biografia que evita determinados sensacionalismos típicos desse tipo de produção. Eleva-o se não a um patamar de perfeição ou suposta ruptura, ao menos a esforços que o tiram de um "lugar-comum", além de saber explorar tanto a psicologia do seu protagonista quanto os meandros políticos por trás do seu feito. 


First Man, 2018. Dir.: Damien Chazelle. Roteiro: Josh Singer. Elenco: Ryan Gosling, Claire Foy, Jason Clarke, Kyle Chandler, Corey Stoll, Ciarán Hinds, Shea Whigham, Christopher Abbot, Pablo Schreiber, Olivia Hamilton. Universal, 141 min. 


Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Pequenos gestos fazem a diferença em 'O Primeiro Homem', história de Neil Armstrong
Pequenos gestos fazem a diferença em 'O Primeiro Homem', história de Neil Armstrong
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJZSVD7DJn63Zs3YqD2h8Qfi9TPOoUL3ajvyTwGAc3xO2K-RWbfl_rMlWBmFeFt53ejITkQFrao3d_xSXWyuxoDxVERarYTl6maBP0kTjvBxpG6-amznj79ZrmsxsXNk_CdkcubtiiNCZ6/s400/O+Primeiro+Homem.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJZSVD7DJn63Zs3YqD2h8Qfi9TPOoUL3ajvyTwGAc3xO2K-RWbfl_rMlWBmFeFt53ejITkQFrao3d_xSXWyuxoDxVERarYTl6maBP0kTjvBxpG6-amznj79ZrmsxsXNk_CdkcubtiiNCZ6/s72-c/O+Primeiro+Homem.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2018/10/pequenos-gestos-fazem-diferenca-em-o.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2018/10/pequenos-gestos-fazem-diferenca-em-o.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código