Já realizado em outras três oportunidades, Nasce uma Estrela não merece ser enquadrado como um remake. Pelo menos não na interpretação pejorativa que o termo tomou nos últimos tempos em se tratando da indústria cinematográfica americana. A premissa do longa de estreia de Bradley Cooper na direção é uma velha conhecida. Trata-se da história da jovem cantora sem grandes oportunidades, descoberta por um conhecido músico, que ascende profissionalmente e se transforma numa estrela.
Lady Gaga interpreta a artista outrora vivida por nomes graúdos como Barbra Streisand, Judy Garland e Janet Gaynor numa roupagem contemporânea para a história. Bradley Cooper, o astro veterano da vez, descobre Ally (Gaga) cantando numa casa de shows onde diversas drags se apresentam, único local onde a cantora consegue se realizar artisticamente. Logo, ele e Ally saem numa de suas turnês e a jovem fica mundialmente conhecida, gradualmente tomando um caminho próprio para sua carreira.
Nasce uma Estrela tem início tomando o percurso comum ao seu conto sobre a estrela em ascensão, mas surpreende mesmo no terceiro ato quando atinge altas cargas dramáticas ao acompanhar a queda emocional do personagem de Cooper, que, por sinal, entrega o desempenho mais consistente de toda a sua carreira, demonstrando muito amadurecimento profissional. Lady Gaga também tem ótimos momentos como Ally, especialmente quando a personagem sobe no palco, interpretando com muita alma cada uma das canções do filme.
Gestado por um tempo maior que o habitual na lógica dos grandes estúdios, a versão atual de Nasce uma Estrela já esteve nas mãos de Clint Eastwood, que colocaria Bradley e Beyoncé nos papéis principais. Contudo, apesar de estreante o que notamos em Nasce uma Estrela é que não haveria outro realizador melhor do que Cooper para conduzir uma história como esta que destoa por completo das marcas do cinema de Eastwood. Cooper evita se espelhar no trabalho de Clint, uma referência profissional e "padrinho"da sua trajetória por trás das câmeras, e encontra um caminho próprio e emocionalmente visceral para o seu Nasce uma Estrela.
A Star is Born, 2018. Dir.: Bradley Cooper. Roteiro: Bradley Cooper, Eric Roth e Will Fetters. Elenco: Lady Gaga, Bradley Cooper, Sam Elliott, Andrew Dice Clay, Anthony Ramos, Rafi Gavron, Dave Chappelle, Ron Rifkin, Barry Shabaka Henley, Michael D. Roberts, Michael Harney. Warner, 136 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS