Depois da turbulência que foi em sua carreira a versão de 2016 de Caça-Fantasmas, o diretor Paul Feig retorna aos cinemas com um projeto cuja trajetória tem sido de mais fácil aceitação. Baseado no romance homônimo de Darcey Bell, Um Pequeno Favor é uma trama de suspense ambientada num típico subúrbio americano onde duas jovens mães começam a estabelecer uma relação de confidências a partir da amizade entre seus filhos. O filme de Feig é um suspense, mas assim como A Espiã que sabia de Menos temperava sua trama de espionagem, é uma história calibrada com muito humor pelo realizador. A comédia é o tom escolhido para sua história, que se localiza melhor no gênero suspense/thriller.
As amigas em questão são interpretadas pelas jovens Anna Kendrick e Blake Lively, que funcionam bem juntas por viverem figuras completamente opostas. Enquanto Kendrick interpreta a vlogueira Stephanie Smothers como uma mãe modelo e repleta de pudores, Lively vive a despachada e sem filtros Emily Nelson. Ambas estão irretocáveis e maduras como nunca antes em cena, estabelecendo pólos fundamentais para a sustentação da trama, que envolve em dado instante o misterioso desaparecimento de Emily e sua investigação por Stephanie e o esposo da personagem interpretado por Henry Golding, em alta em 2018 depois da comédia Podres de Ricos, que em breve chegará aos cinemas brasileiros.
Um Pequeno Favor tem na sua órbita os "podres" silenciados entre quatro paredes e as conversas maldosas de uma comunidade de pais tipicamente americana, um Pecados Íntimos ou Big Little Lies com verniz pop. O roteiro de Jessica Sharzer guarda reviravoltas cuja obviedade consegue ser contornada com sagacidade pela roteirista, sobretudo no terceiro ato com o confronto final entre Stephanie e Emily. O projeto obviamente se beneficia do habitual traquejo de Feig em filmes nos quais o humor funciona como um tempero ou uma assinatura do cineasta, fazendo com que as inserções cômicas não soem inoportunas na trama de suspense, mas aderente àquilo que o realizador pretende traçar como história no seu projeto.
Divertido como poucos exemplares hollywoodianos conseguem atualmente sem que com tal adjetivo o realizador subtraia a inteligência na costura da sua trama, sendo pop mas não infantilizado, Um Pequeno Favor é mais um excelente momento na carreira de Paul Feig. Kendrick e Lively estão radiantes em cena como se veteranas fossem tamanha a facilidade com que traçam os meandros das personagens centrais desta deliciosa trama sobre a barbárie instalada onde menos se espera e cometida por pessoas acima de qualquer suspeita.
A Simple Favor, 2018. Dir.: Paul Feig. Roteiro: Jessica Sharzer. Elenco: Anna Kendrick, Blake Lively, Henry Golding, Ian Ho, Joshua Satine, Rupert Friend, Andrew Rannells, Dustin Milligan, Kelly McCormack, Aparna Nancherla, Glenda Braganza. Paris Filmes, 117 min.
Assista ao trailer:
COMENTÁRIOS