Primeira relação entre o homem e o cachorro é contada em 'Alfa'


A premissa de Alfa anuncia um filme com potencial originalidade em meio ao volume de produções que já exploraram a relação do homem com o cachorro. Alfa quer contar ao espectador a origem desse relacionamento, levando sua narrativa aos primórdios da existência humana. No entanto, ao invés de explorar uma potencial singularidade do filme, o projeto dirigido por Albert Hughes, o mesmo de O Livro de Eli e Do Inferno, opta pelo usual, fazendo pouquíssimo uso do contexto histórico retratado e privilegiando temas que costumam rondar essas histórias (amizade, companheirismo) da maneira mais "quadrada" e burocrática possível. 

O filme tem início quando um jovem está passando por um ritual de emancipação na sua tribo e acaba sendo dado como morto por seus pais e pelos demais adultos do grupo. O garoto dá de cara com uma alcateia e fere gravemente um dos animais para se desvencilhar do perigo de ser devorado por um deles. Logo o rapaz se afeiçoa ao animal, trata os seus ferimentos e os dois iniciam uma relação de amizade que os ajudará a sobreviver longe dos seus respectivos grupos. 


Tecnicamente, o filme tem seus méritos, afastando-se da espetacularização de CGI de um 10.000 A.C. de Roland Emmerich, por exemplo. Hughes sabe quando utilizar sua tecnologia a favor da história e quando deve abrir mão dela para deixar seus personagens e suas dinâmicas dominarem a tela. Narrativamente, Alfa opta pela repetição, como já antecipamos, emulando o percurso popularmente aceito dos "filmes de cachorro".

Ocasionalmente, o longa joga na sua trama supostas "sementes" das dinâmicas que conhecemos nas relações com os cães, como o adestramento e brincadeiras baseadas na repetição (o "pega-graveto"). No entanto, Alfa não aproveita nada do seu contexto histórico para explorar maiores nuances nessas iniciativas. Assim, nada leva a trama de Alfa para caminhos menos óbvios, marcando o ato de assistir ao filme com uma incomoda sensação de familiaridade.


Alpha, 2018. Dir.: Albert Hughes. Roteiro: Daniele Sebastian Wiedenhaupt. Elenco: Kodi Smit-McPhee, Natassia Malthe, Jóhannes Haukur Jóhannesson, Leonor Varela, Mercedes de la Zerda, Spencer Bogaert, Morgan Freeman (narrador). Sony, 96 min.

Assista ao trailer: 


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Primeira relação entre o homem e o cachorro é contada em 'Alfa'
Primeira relação entre o homem e o cachorro é contada em 'Alfa'
https://4.bp.blogspot.com/-11wDEw4K2Xg/W4qJlTutLAI/AAAAAAAAau0/1CDJr4l7kGUxmijro9tY2m0jOVjyqaizwCLcBGAs/s400/Alpha.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-11wDEw4K2Xg/W4qJlTutLAI/AAAAAAAAau0/1CDJr4l7kGUxmijro9tY2m0jOVjyqaizwCLcBGAs/s72-c/Alpha.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2018/09/alfa.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2018/09/alfa.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código