Ficou na promessa! 'A Freira' oferece muito pouco ao espectador


Tendo Annabelle como seu momento mais fraco, de uma maneira geral, a leva de filmes derivados da franquia Invocação do Mal inaugurada por James Wan tem conseguido se manter criativamente relevante no cenário das produções comerciais de terror. Como nos longas da boneca amaldiçoada, A Freira utiliza outro elemento importante dos filmes do casal Warren, interpretados por Vera Farmiga e Patrick Wilson: a religiosa representada  no quadro que assompra a paranormal Lorraine. O resultado do projeto não é tão interessante quanto Annabelle 2, mas também foge por completo do resultado de Annabelle, se revelando um capítulo morno na história desses filmes, ainda que tenha seus acertos. 

O filme se passa na Romênia, logo depois da Segunda Guerra Mundial, onde num convento localizado na proximidade de uma pequena cidade uma freira comete suicídio. O Vaticano acaba encaminhando para o local um padre experiente e uma noviça para que eles possam investigar os mistérios macabros que marcam a história do lugar. Chegando no local os dois acabam vivenciando uma série de eventos paranormais que se revelam como manifestações da presença de Valak, um poderoso demônio agora libertado que se materializa na aparência de uma freira.  


A Freira é dirigido por Corin Hardy (A Maldição da Floresta) com uma burocracia decepcionante para um projeto que possui elementos tão ricos como seu cenário (a lendária Romênia, terra do Conde Drácula) e seu contexto histórico. Ainda assim, a condução não é marcada por derrapadas a ponto de serem convertidas num filme execrável.

Do ponto de vista da construção da sua história, o longa consegue se localizar na série de filmes lançada por Wan, com inserções que nos remetem a Invocação do Mal no início e no desfecho. No entanto, A Freira perde inúmeras oportunidades para oferecer uma trama mais robusta, se apoiando basicamente nas manifestações sobrenaturais que aparecem para suas personagens e no tradicional cacoete dos sustos, que, nesse caso, produzem muito pouco efeito. Corin Hardy conta com atores interessantes no elenco, como Taissa Farmiga (irmã da Vera de Invocação do Mal) e Demián Bichir, mas o filme não traz nenhum momento particular que os faça brilhar.

No final das contas, A Freira se apoia numa história sem grande inventividade, oferecendo menos para a mitologia da criatura que os filmes anteriores desse universo. O resultado é uma grande promessa que não se cumpre, mas ainda assim proporciona uma sessão minimamente relevante se vivenciada como a experiência coletiva no cinema que produções desse gênero acabam se tornando.


The Nun, 2018. Dir.: Corin Hardy. Roteiro: Gary Dauberman. Elenco: Demián Bichir, Taissa Farmiga, Jonas Bloquet, Bonnie Arons, Ingrid Bisu, Charlotte Hope, Sandra Teles, Lynnette Gaza, Ani Sava, Michael Smiley. Warner, 96 min.

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Ficou na promessa! 'A Freira' oferece muito pouco ao espectador
Ficou na promessa! 'A Freira' oferece muito pouco ao espectador
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTPtZrQNP2BNYhXwrYR6F99TgdsSYm7sFuawNBKn1KbgP91NX4ZZYa9FZc2Uc5szPWRk61cyrvuZpYNSVRxTiTzMOrclKm70l9uZkVj6sNe7jTAjqLb6M4dLhaLcbFXWZRwoJdYHo2bHCK/s400/A+Freira.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTPtZrQNP2BNYhXwrYR6F99TgdsSYm7sFuawNBKn1KbgP91NX4ZZYa9FZc2Uc5szPWRk61cyrvuZpYNSVRxTiTzMOrclKm70l9uZkVj6sNe7jTAjqLb6M4dLhaLcbFXWZRwoJdYHo2bHCK/s72-c/A+Freira.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2018/09/a-freira.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2018/09/a-freira.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código