A representação afetuosa do poliamor em 'Professor Marston e as Mulheres Maravilhas'


Professor Marston e as Mulheres Maravilhas pode render o interesse do espectador por sua história  trazer como protagonista o professor William Moulton Marston, criador da heroína Mulher Maravilha na década de 1940. O longa atende a esta demanda na medida que compreende como ideias, influências e características pessoais da biografia de Marston lhe serviram de referência para a composição da personagem e das suas primeiras histórias. No entanto, o aspecto mais rico do longa de Angela Robinson (que já tinha dirigido episódios das séries True Blood e The L World, além de filmes menos relevantes como Herbie: Meu Fusca Turbinado) é o estudo de personagem que a realizadora propõe, se debruçando na personalidade de Marston, mas sobretudo na relação que teve com suas duas esposas, Elizabeth Marston e Olive Byrne, bem como no relacionamento amoroso que ambas tiveram. 

No longa acompanhamos a vida de William Moulton Marston quando era professor universitário e desenvolvia junto com a sua esposa Elizabeth Marston um estudo na área de psicologia. Marston acaba ganhando a atenção de uma de suas alunas, Olive, que, instantaneamente, se apaixona pelo professor e também por Elizabeth. A relação entre os três inspira Marston a criar a Mulher Maravilha, uma heroína de histórias em quadrinhos que logo se torna um fenômeno de vendas. Marston e a Mulher Maravilha também chamam a atenção de uma ala mais conservadora do país que considera as publicações com a personagem um perigo para crianças e adolescentes ao, supostamente, fazer apologia a práticas sexuais consideradas desviantes na sociedade da época. Assim, toda a vida privada do professor, Elizabeth e Olive vêm à tona e isso traz uma séria crise no lar dos Marston. 


O grande ganho de Professor Marston e as Mulheres Maravilhas é contar com a sensibilidade de Angela Robinson nas funções de diretora e roteirista. Ao mesmo tempo em que Robinson consegue tornar essa biografia fluida e interessante ao espectador com sua estrutura tradicional, narrando eventos cronologicamente ordenados e se interessando pela contextualização histórica dos episódios envolvendo o seu protagonista, há algo no olhar da realizadora para a relação do trio central que é singular. A relação entre Marston, Elizabeth e Olive não é caracterizada como uma bigamia, como erroneamente algumas biografias relatam. Não apenas Marston nutria sentimentos por Elizabeth e Olive, como elas eram apaixonadas uma pela outra. Em nenhum momento Robinson observa essa configuração de relacionamento com ares de reprovação ou fetichismo, muito pelo contrário, a realizadora constrói o relacionamento do trio com tamanha complexidade e empatia que não há dúvidas para o espectador de que ali, acima de qualquer outra coisa, existem relações afetivas. Assim, fica difícil não sentir empatia pelo trio de personagens. 

Robinson conta com três atores competentes no elenco, especialmente Rebecca Hall, que vive a brilhante Elizabeth Marston. A dinâmica do personagem de Luke Evans (Marston) com as duas atrizes faz com que gradualmente surjam as inspirações para a Mulher Maravilha, sua teoria sobre o comportamento humano, a influência do movimento feminista na dinâmica familiar dos Marston e a personalidade de Elizabeth e Olive, cuja combinação de traços psicológicos compõe a heroína até hoje. 

Como acontece com diversos super-heróis de histórias em quadrinhos, ao longo de quase 80 anos de existência, a Mulher Maravilha passou por uma série de reformulações fruto de apropriações da personagem por outros artistas (de lá para cá, muitas mulheres, por sinal), o que faz da icônica heroína da DC Comics uma criação que transcende o próprio Marston. No entanto, é interessante e compreensível que um sujeito como ele, cercado por referências femininas tão fortes, tenha criado um universo fantástico cujos traços foram preservados e continuam relevantes até hoje. Professor Marston e as Mulheres Maravilhas dimensiona esse repertório de experiências do seu personagem título ao mostrar como Marston vivia num lar cheio de liberdade, honestidade e afeto, alguns dos traços mais marcantes da Mulher Maravilha. 


Professor Marston and the Wonder Women, 2017. Dir.: Angela Robinson. Roteiro: Angela Robinson. Elenco: Luke Evans, Rebecca Hall, Bella Heathcote, Connie Britton, Monica Giordano, J J Feild, Chris Conroy, Oliver Platt, Maggie Castle, Alexa Havins. Na programação da HBO a partir do dia 25 de agosto, 108 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,268,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: A representação afetuosa do poliamor em 'Professor Marston e as Mulheres Maravilhas'
A representação afetuosa do poliamor em 'Professor Marston e as Mulheres Maravilhas'
https://3.bp.blogspot.com/-peBv0jxLVik/W3ISrKUE-uI/AAAAAAAAaj8/1WQHIipqPwAESvdpuaLX_nV8amayzDzKQCLcBGAs/s400/Professor%2BMarston%2Be%2Bas%2BMulheres%2BMaravilhas.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-peBv0jxLVik/W3ISrKUE-uI/AAAAAAAAaj8/1WQHIipqPwAESvdpuaLX_nV8amayzDzKQCLcBGAs/s72-c/Professor%2BMarston%2Be%2Bas%2BMulheres%2BMaravilhas.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2018/08/professor-marston-e-as-mulheres-maravilhas.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2018/08/professor-marston-e-as-mulheres-maravilhas.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código