Uma comunidade conservadora é obstáculo para o amor em 'Desobediência'

 

Quando jovens, Ronit e Esti desenvolveram uma relação de afeto que nunca puderam levar adiante em função da conservadora comunidade judaica no interior da Inglaterra da qual faziam parte. Ao ter a natureza dessa relação descoberta, Ronit foge para os EUA e se desvincula do seu passado, virando uma renomada fotógrafa, enquanto Esti se casa com Dovid, o jovem pupilo do pai de Ronit que fora criado para ser seu sucessor. Quando Ronit descobre que seu pai faleceu, ela retorna para o lugar da sua infância e adolecência e enfrenta novamente a hostilidade e o preconceito da sua família e de todos aqueles que fazem parte daquela comunidade. Esti, por sua vez, se vê diante de um dilema quando seus sentimentos pelo seu antigo amor vêm à tona: abandona todas as suas raízes como a amada ou sufoca os seus desejos mantendo um casamento de fachada?

A partir dessa história, em Desobediência, o diretor e roteirista chileno Sebastián Lelio, mas uma vez, faz um intimista e complexo comentário sobre uma sociedade preconceituosa que impõe uma série de obstáculos, rótulos e uma falsa tolerância a seus protagonistas (os filmes anteriores do realizador foram Uma Mulher Fantástica, vencedor recente do Oscar de melhor filme estrangeiro, e Glória). Aqui, ele apenas muda um pouco geograficamente. No lugar das paisagens chilenas, as frias avenidas novaiorquinas e londrinas ou os bucólicos subúrbios do interior da Inglaterra. A mudança cai como uma luva para a constante sensação de vigília e repressão velada da comunidade judaica que impede a história de amor entre Ronit e Esti, personagens da inglesa Rachel Weisz (produtora do filme também) e da americana Rachel McAdams, respectivamente. 


A discrição da condução de Sebastián Lelio é um dos pontos altos de Desobediência. Como em seus outros filmes, o realizador consegue costurar personagens repletos de calor humano  e mergulhados em situações marcadas por altas cargas de sentimentos sem recorrer às cores fortes de um dramalhão. Em Desobediência, essa qualidade tem eco numa história que precisa encontrar a tensão e o obstáculo para as suas protagonistas em normas e olhares de reprovação incorporados na dinâmica social daquele contexto por aqueles que fazem parte dele. Há momentos pontuais em que o tom das vozes é elevado, mas eles são localizados, não são constâncias nessa história. Essa característica da trama encontra em Lelio o diretor ideal para conduzi-la, sobretudo porque depende muito de um olhar intimista para a experiência das suas protagonistas. 

O trabalho do diretor também fica fácil quando ele tem à sua disposição um elenco formidável encabeçado por Rachel Weisz e Rachel McAdams. Enquanto Weisz tem que expressar o receio e ansiedade de Ronit ao ter que reviver tudo aquilo que havia deixado para trás e que acreditava não ter a necessidade de encarar novamente, McAdams tem um desempenho cheio de nuances interessantes no conflito entre desejo e tradição que deixa sua Esti reticente na hora de tomar qualquer decisão relativa a seu sentimento por Ronit. 

Além das duas atrizes principais, cabe destacar a performance de Alessandro Nivola, que na pele do marido de Esti tem um impactante discurso no terceiro ato sintetizando as ideias centrais do filme sobre a importância de pregar o amor e a tolerância no lugar do ódio, do preconceito e da castração de vontades. É um momento na história que culmina num belíssimo plano composto pelos três personagens centrais da trama. Simbolicamente, o personagem de Nivola se torna esse elemento novo que possui a potência de trazer mudanças para uma comunidade comandada por homens de idade mais avançada e apegados a tradições impermeáveis às demandas da contemporaneidade. Aliás, não só ele acaba com esta incumbência como Esti também a partir de algo que descobre sobre seu casamento no terceiro ato de Desobediência. No final das contas, o recente trabalho de Lelio é um longa que tem como virtude compreender que a renovação é necessária até mesmo para que a tradição consiga sobreviver no compasso das demandas da sociedade. 

É um alento receber nos cinemas uma história que tem tanto a dizer sobre a importância de se respeitar o outro, entendendo por isso o verdadeiro significado de amor. Desobediência é um filme carregado por essa virtude e que vem na forma de uma narrativa cinematográfica cuidada com esmero por um diretor cujo principal mérito tem sido destacar identidades, tecendo considerações pertinentes sobre a sociedade e suas formas de converter noções como respeito em atos de extrema violência (não necessariamente física) legitimados por instituições como igreja, família etc. Desobediência trata disso e como, no final das contas, quando há tolerância, o amor, sem a pieguice costumeira que se atribui a esse sentimento, acaba prevalecendo. 


Disobedience, 2018. Dir.: Sebastián Lelio. Roteiro: Sebastián Lelio e Rebecca Lenkiewicz. Elenco: Rachel Weisz, Rachel McAdams, Alessandro Nivola, Nicholas Woodeson, Allan Corduner, David Fleeshman, Steve Furst, Anton Lesser, Trevor Allan Davies. Sony, 114 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Uma comunidade conservadora é obstáculo para o amor em 'Desobediência'
Uma comunidade conservadora é obstáculo para o amor em 'Desobediência'
https://4.bp.blogspot.com/-zGr5LALB5dg/WylmfH-v8pI/AAAAAAAAaDc/ZTIYyWJb6gEQqdsEu0kiWzQSFncaFLd9wCLcBGAs/s400/Desobedi%25C3%25AAncia.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-zGr5LALB5dg/WylmfH-v8pI/AAAAAAAAaDc/ZTIYyWJb6gEQqdsEu0kiWzQSFncaFLd9wCLcBGAs/s72-c/Desobedi%25C3%25AAncia.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2018/07/uma-comunidade-conservadora-e-obstaculo.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2018/07/uma-comunidade-conservadora-e-obstaculo.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código