'Missão: Impossível - Efeito Fallout' tem as qualidades dos melhores filmes da franquia


Desde Missão: Impossível 3, os longas da franquia encabeçada pelo ator Tom Cruise trilham uma trajetória sem grandes agitações. Ao mesmo tempo em que temos longas eficientes como filmes de espionagem e ação, sem maiores quedas na qualidade dos títulos (definitivamente os tempos de Missão: Impossível 2 de John Woo ficaram para trás), também não temos obras marcadas pela urgência, capazes de produzir uma memória afetiva no público intensa a ponto de marcar a história do cinema. Se transformássemos o desempenho da franquia Missão: Impossível em gráfico, levando em consideração fatores como os próprios filmes, sua aceitação pelo público e pela crítica, além do seu retorno financeiro, teríamos linhas de tempo que certamente indicariam mais constâncias do que picos de crescimento ou queda. 

Sexto longa da franquia, Missão: Impossível - Efeito Fallout segue o ritmo desse "mar calmo". O filme tem uma trama que não representa nenhum ponto fora da curva no gênero. Basicamente, o público assistirá mais uma missão do agente Ethan Hunt que envolve uma ameaça terrorista, contextualizando minimamente o filme numa escala palpável de acontecimentos geopolíticos. Nesse meio tempo, agentes disfarçados e um típico jogo de intenções secretas dos seus personagens é revelado ao público, transformando o longa num emaranhado de relações que sempre reservam surpresas. 


Ainda que levemente reiterativo, Missão: Impossível - Efeito Fallout é, possivelmente, um dos capítulos mais empolgantes da franquia. O filme dirigido por Christopher McQuarrie, o mesmo de Missão: Impossível - Nação Secreta, representa um grande acerto justamente por captar recursos que, isoladamente, tornaram alguns dos longas anteriores destacáveis e minimamente interessantes como experiência numa sala de cinema. 

O primeiro deles é, claro, a ótima condução de McQuarrie nas cenas de ação, realmente eletrizantes de se acompanhar como público, mas principalmente porque são claras e precisas na movimentação espacial dos seus atores e na sucessão de acontecimentos que eles protagonizam. Isso aconteceu exemplarmente em vários filmes da franquia. Cruise como produtor sabe muito bem escolher diretores que preencham requisitos nesse departamento e o próprio ator se empenha fisicamente para que as cenas de ação sejam bem executadas (são notórias as trivias que pautam a recusa de Cruise por dublês, tanto que nesse longa ele se acidentou gravemente interrompendo as filmagens por um bom tempo). Particularmente, todos os filmes da série cumprem bem esse requisito e talvez este tenha sido o fator que tenha dado sobrevida a Missão: Impossível diante de tantas outras franquias que ameaçam longevidade nas telas, mas ficam somente na promessa. 

 O segundo fator destacável desse longa - e talvez o mais importante deles - é a maneira como seu roteiro compreende que para o público se importar minimamente com os eventos do filme este precisa mobilizar esforços para construir Ethan Hunt como um personagem humano a ponto de nos afeiçoarmos a ele e nos importarmos com seu destino e com o daqueles que o cercam. Junto com Missão: Impossível 3 talvez esse tenha sido o longa que mais se preocupou com esse departamento. No lugar de vermos a persona de Cruise lidando com sua missão como agente secreto, vemos um personagem de carne e osso que em sua jornada tem muito a perder: sua equipe, seus amigos e a mulher que mais amou na vida, enfim, pessoas por quem ele nutre algum tipo de afeto.

Os pontos que levantamos mudam completamente a relação que nós espectadores temos com aquilo que vemos na tela. Por conseguir manter esses aspectos como força motriz da trama, Missão: Impossível - Efeito Fallout é um ponto alto na história da própria franquia. 

O filme tem um elenco de bons atores, ainda que, como acontece com longas desse porte, não explore todos a contento. Se de um lado temos uma Angela Bassett subaproveitada e Henry Cavill com um desempenho que só sobrevive porque o roteiro consegue dar respaldo ao personagem, nos surpreendemos com a presença da jovem Vanessa Kirby como a misteriosa Viúva e reencontramos as presenças sempre carismáticas de Simon Pegg, Alec Baldwin, Ving Rhames e o retorno de Rebecca Fergusson que, ainda bem, não é descartada como acontece com meia dúzia das atrizes que costumam trabalhar nesse tipo de produção. Além deles, Tom Cruise é um caso à parte. Ainda que acredite que o ator deveria diversificar mais sua carreira, ele é extremamente funcional no gênero. No mais, tudo o que o público terá em Missão: Impossível - Efeito Fallout é um filme que cumpre aquilo que promete, sem faltas, omissões ou excessos, como sempre aconteceu com Missão: Impossível - ainda que dessa vez eles tenham entregado um pouquinho mais. 


Mission: Impossible - Fallout, 2018. Dir.: Christopher McQuarrie. Roteiro: Christopher McQuarrie. Elenco: Tom Cruise, Henry Cavill, Rebecca Fergusson, Simon Pegg, Ving Rhames, Sean Harris, Angela Bassett, Vanessa Kirby, Alec Baldwin, Michelle Monaghan, Wes Bentley. Paramount, 147 min. 

Assista ao trailer:





COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 'Missão: Impossível - Efeito Fallout' tem as qualidades dos melhores filmes da franquia
'Missão: Impossível - Efeito Fallout' tem as qualidades dos melhores filmes da franquia
https://1.bp.blogspot.com/-1neCJa0UeRM/W1i8Xle3W9I/AAAAAAAAaSU/-IrWT870hyEWahGu5D3xYVMrmtidvkSbgCLcBGAs/s400/Miss%25C3%25A3o%2BImposs%25C3%25ADvel%2BEfeito%2BFallout.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-1neCJa0UeRM/W1i8Xle3W9I/AAAAAAAAaSU/-IrWT870hyEWahGu5D3xYVMrmtidvkSbgCLcBGAs/s72-c/Miss%25C3%25A3o%2BImposs%25C3%25ADvel%2BEfeito%2BFallout.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2018/07/missao-impossivel-efeito-fallout_25.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2018/07/missao-impossivel-efeito-fallout_25.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código