Próximo do formato institucional, 'João de Deus' é um documentário que evita polêmicas


Abadiânia, Casa de Dom Inácio de Loyola, interior de Goiás. O documentário João de Deus: O Silêncio é uma Prece começa apresentando seu protagonista e um dos mais conhecidos "filhos" da região, o médium João Teixeira, popularizado pelo nome João de Deus, que ganhou fama em todo o mundo por suas cirurgias espirituais realizadas na casa Dom Inácio de Loyola. Com mais de cinquenta anos em atividade, o médium traz consigo uma legião de devotos e tem seu trabalho reconhecido internacionalmente por figuras como a apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, que já dedicou uma matéria do seu programa para apresentá-lo aos americanos, e a artista Marina Abramovic, que aparece brevemente no documentário. É uma pena que um personagem tão curioso acabe sendo objeto de um filme tão "chapa branca" que, no lugar de ajudar a ressaltar suas virtudes, fazendo um retrato multidimensional do biografado, acaba construindo uma narrativa cheia de omissões e artificialismos que em nada engrandecem sua figura central. 

Antes de ir mais adiante nas nossas considerações sobre João de Deus: O Silêncio é uma Prece, deixo claro que o intuito do texto não é questionar o legado de João Teixeira e a fé daqueles que creem na sua figura. Esse não é o objetivo do texto que, como crítica cinematográfica, irá se ater a maneira como a narrativa sobre João de Deus é costurada no documentário de Candé Salles (de Para Sempre teu Caio F.). O objeto de nossas preocupações não é João de Deus, suas ações e aqueles que creem no seu legado, mas o filme no qual ele está inserido. 

Assim, do ponto de vista formal, a sensação que João de Deus: O Silêncio é uma Prece passa o tempo inteiro para o espectador é a de um vídeo institucional encomendado por uma assessoria de comunicação, com respostas prontas para as naturais questões que surgem ao longo da narração e pré-concepções sempre positivas sobre o seu protagonista. Em momento algum as ações de João Teixeira são dimensionadas com o mínimo de complexidade a fim de problematizá-lo enquanto personagem. E quando menciono a urgência da sua problematização, nada tem a ver com um enfrentamento inquisidor sobre a sua figura, mas uma abordagem que dê conta da construção desse protagonista como um homem complexo, repleto de virtudes e defeitos.  Tudo no documentário é entregue como verdade incontestável e não há contraditório que promova um interesse naquilo que está sendo mostrado a fim de que o espectador tire suas próprias conclusões e construa por si só um inventário daquilo que foi visto.


O filme tem a narração de Cissa Guimarães, cujas palavras não acrescentam muito àquilo que é contado imageticamente e via depoimento dos envolvidos, mas está ali apenas para engrandecer o seu protagonista e endossar a elevação da espiritualidade na crença nele. Tecnicamente, o documentário ainda explora recursos pouco inventivos ou sutis como os feixes de luz branca entre os eventos narrados e os caracteres para apresentar os entrevistados pelo filme ao público. Seguindo uma estrutura convencional que oscila entre depoimentos, registros pela câmera do diretor Candé Salles acompanhando o dia a dia do protagonista do filme e imagens de arquivo,  a maioria das "falas" de terceiros que surgem no filme são de devotos de João e quando não são, acabam soando como dizeres marcados pela ausência de espontaneidade, como é o caso do médico que opera João Teixeira em dado momento (não que o que ele diga soe como mentira, mas parece uma fala decorada para ser dita diante da câmera).

Há uma sensação dominante de que tudo o que é posto no documentário e da forma como é apresentado surge como indício do filme não desejar dar conta da complexidade de temas que envolve o seu protagonista de maneira adulta, ou seja, complexa o suficiente para construi-lo como uma figura rica o suficiente para despertar o interesse do espectador que não tenha (ou deseje ter) o menor vínculo  com os atos de João de Deus, a começar talvez pelo tema mais espinhoso que o filme convoca, a fé. João de Deus parece temer a espontaneidade típica da descoberta do documentarista quando vai a campo. Quando Salles visita e acompanha João Teixeira parece que todos os movimentos já estão previstos.

Ao menos não podemos acusar o documentário de desonestidade. Ainda que ele não deixe claro em palavras que tipo de filme quer fazer, desde o primeiro instante o espectador mais sensível a esse tipo de material vai compreender que não assistirá um discurso necessariamente "neutro" e um realizador interessado em conhecer o personagem principal do seu filme com o desenrolar da narrativa e sem pré-concepções sobre ele. Não apresentando nenhum cuidado em camuflar a sensação de que tudo é produzido com o intuito de enaltecer o seu protagonista, ao menos João de Deus: O Silêncio é uma Prece é honesto com o seu espectador, não simulando ser aquilo que não é, ou seja, um filme isento e com propósitos autorais. O documentário tem sim um ponto de vista e para fazer com que o mesmo venha à tona omite informações e não esmiúça temas passíveis de controvérsia. Portanto, se o espectador estiver à procura de um filme endossado pela casa de Dom Inácio de Loyola, João de Deus: O Silêncio é uma Prece serve a tais propósitos. No entanto, quem desejar algo mais profundo sobre o assunto (e é por esse parâmetro que estamos avaliando o título em questão e nunca o seu personagem já que não temos esse direito), certamente não será contemplado pelo documentário.


João de Deus: O Silêncio é uma Prece, 2018. Dir.: Candé Salles. Roteiro: Edna Gomes. Paris Filmes, 85 min. 

Assista ao trailer: 


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Próximo do formato institucional, 'João de Deus' é um documentário que evita polêmicas
Próximo do formato institucional, 'João de Deus' é um documentário que evita polêmicas
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguxWbY2aRMZpIsIr_iW6jH6y1YLNGW5OCFeis-cZVlbZng5zFKSZVp2QLUHiVfB41YzM8UvcprMqxlxY0prAs7l5yO4CoO2QGpYjOX8KBZi3RASdyPIXxVqyWrMe5ioDU30rSWXKv3X_td/s400/Jo%25C3%25A3o+de+Deus.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguxWbY2aRMZpIsIr_iW6jH6y1YLNGW5OCFeis-cZVlbZng5zFKSZVp2QLUHiVfB41YzM8UvcprMqxlxY0prAs7l5yO4CoO2QGpYjOX8KBZi3RASdyPIXxVqyWrMe5ioDU30rSWXKv3X_td/s72-c/Jo%25C3%25A3o+de+Deus.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2018/05/joao-de-deus.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2018/05/joao-de-deus.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código