John Krasinski surpreende na direção do terror 'Um Lugar Silencioso'


Conhecido por interpretar Jim Halpert na série The Office, John Krasinski tem enveredado para a direção no cinema, já tendo no currículo Brief Interviews with Hideous Men e Família Hollar, ambos indies que flertavam com a comédia em determinada instância das suas tramas. Curiosamente, seu projeto mais bem-sucedido na função, tendo sido aclamado por críticos americanos nas suas primeiras sessões, é um longa de terror chamado Um Lugar Silencioso, que, por sinal, guarda semelhanças com um dos maiores clássicos do gênero no cinema, Alien: O 8º Passageiro de Ridley Scott, ao trazer um grupo de personagens assustadoramente encurralados por criaturas alienígenas. 

O filme de Krasinski é protagonizado por uma família sobrevivente de uma Terra pós-apocalíptica invadida por criaturas que caçam suas presas a partir de uma alta sensibilidade auditiva. Encabeçada pelos personagens do próprio Krasinski e de Emily Blunt, a família Abbot tem que sobreviver nessas circunstâncias após passar por uma experiência traumática que fragiliza alguns laços de confiança entre eles.


Com econômicas uma hora e meia de duração, o longa de terror é um interessante exercício de direção para Krasinski. O diretor conta com pouquíssimos diálogos no seu roteiro, já que seus atores devem se comunicar basicamente com gestos. Ao ter o som como um dos elementos centrais da sua trama, Um Lugar Silencioso explora de maneira inteligente o próprio (muito mais do que as imagens ou até mesmo a montagem), construindo uma atmosfera de crescente tensão que não deixa o espectador sossegado durante praticamente toda a projeção.

Há na costura do roteiro informações que propiciam o cenário apavorante sugerido em Um Lugar Silencioso como a chegada de um bebê (obviamente, o personagem que terá a emissão de ruídos dificilmente controlada pelos demais), a filha mais velha com deficiência auditiva, além da personagem de Blunt que está prestes a dar a luz. Tudo isso evidencia escolhas bem inteligentes de um roteiro, elementos da história que contribuem ainda mais para a cartela de efeitos intencionadas pelo longa.

Além de orquestrar de maneira inteligente todos esses elementos, o filme é ótimo na maneira como explora as relações de afeto entre seus personagens, tendo no centro do seu drama uma família com mágoas e assuntos mal resolvidos, mas também relações de afeto latentes, algo que contribui para deixar a voltagem de toda a ação ainda mais alta. As dinâmicas familiares são costuradas com  complexidade, norteadas por uma culpa que cria fobias no garoto Marcus ou que estremece a relação de confiança entre Lee (Krasinski) e a filha Regan, por exemplo. Com acertos em tantas frentes, resta torcer para que o John Krasinski realizador escolha projetos mais ambiciosos que o permitam exercitar e explorar ainda mais tudo aquilo que deu muito certo nesse simples e bem executado terror. 


A Quiet Place, 2018. Dir.: John Krasinski. Roteiro: John Krasinski, Bryan Woods e Scott Beck. Elenco: John Krasinski, Emily Blunt, Millicent Simmonds, Noah Jupe, Cade Woodward, Leon Russom. Paramount, 90 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,268,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: John Krasinski surpreende na direção do terror 'Um Lugar Silencioso'
John Krasinski surpreende na direção do terror 'Um Lugar Silencioso'
https://2.bp.blogspot.com/-7INLLiFp8BU/WsGEyicjVbI/AAAAAAAAZsU/GSjK516EbWocuvKR9UqVYYZmNTu2_SddwCLcBGAs/s400/Um%2BLugar%2BSilencioso.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-7INLLiFp8BU/WsGEyicjVbI/AAAAAAAAZsU/GSjK516EbWocuvKR9UqVYYZmNTu2_SddwCLcBGAs/s72-c/Um%2BLugar%2BSilencioso.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2018/04/um-lugar-silencioso.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2018/04/um-lugar-silencioso.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código