'Noviciado' discute vocação religiosa e o lugar da mulher no catolicismo


Durante os anos de 1960, a Igreja Católica promoveu uma polêmica reforma que modificou algumas de suas práticas, entre elas, a participação das mulheres nos quadros de liderança da instituição. Uma nova percepção sobre o lugar do feminino no catolicismo começou a ser pensado. Entre as principais mudanças estavam a não obrigatoriedade das vestimentas, a abolição de práticas de autoflagelação e, uma das decisões mais controversas de todas, o fim dos "privilégios" do grupo, que não mais seria colocado no topo da hierarquia de poder junto aos homens devotos da religião. Concomitantemente, o mundo vive tempos de discussão da própria sexualidade feminina e um grupo de jovens garotas inicia sua caminhada no noviciado lidando com todo esse cenário de transformações. 

O drama Noviciado, da cineasta Margaret Betts (do documentário The Carriers) lida com todos esses vetores de transformações com um grupo de personagens que lida constantemente com conflitos acerca das suas próprias vocações religiosas e sobre a liberdade de exercício da sua individualidade numa instituição governada eminentemente por homens e por normas extremamente castradoras. No centro de todo esse dilema está a jovem Cathleen, da atriz Margaret Qualley (série The Leftovers), que, vinda de um lar agnóstico, busca no noviciado uma fuga das dinâmicas familiares traumáticas na relação do seu pai com sua mãe. Paralelamente, acompanhamos os esforços da reverenda madre interpretada por Melissa Leo (vencedora do Oscar por O Vencedor), que, incondicionalmente, devota dos preceitos da religião, procura preservar a autonomia do noviciado e teme pela avalanche de mudanças que se anuncia. 


O roteiro e a direção de Betts traz um mosaico interessante de informações sobre a vida dessas mulheres que, ao mesmo tempo, destacam a Igreja como uma instituição que, contraditoriamente, representa a negação das suas liberdades, mas também uma instância na qual conseguem exercer uma certa governança. Ao mesmo tempo em que Betts expõe a tortuosa noção de sacrifício imposta às freiras, mostrando como as pressões físicas e psicológicas levam ao abandono do convento e até a casos severos de demência, ela também demonstra como aquele ambiente acaba se convertendo num importante e, em sua época, raro espaço de exercício do poder por mulheres. Nesse sentido, por exemplo, é interessante como o filme "olha" para a personagem interpretada impecavelmente por Melissa Leo, uma mulher que se dedica por 40 anos às suas funções numa completa relação de devoção a Deus e, de repente, tem todas as suas seguranças e "privilégios" adquiridos fragilizados pelas transformações aparentemente progressistas de uma reforma. 

Apesar de Noviciado ter a noviça da jovem Margaret Qualley como ponto de partida da sua história, todas as personagens, em seus momentos de dúvidas e escolhas são importantes para Margaret Betts tecer observações sobre aquela realidade naturalmente contraditória que tenciona noções de liberdade e castração. O filme dimensiona o conflito daquelas mulheres com forças que impõem uma série de restrições aos seus atos, mas também lhes oferece um lugar de fala.

Em sua estreia num longa de ficção, a cineasta exibe fôlego na sua narrativa dominada por múltiplas e ricas personagens femininas, excelente direção de atores (além dos trabalhos de Qualley e Leo, vale atenção para a interpretação de Julianne Nicholson de Álbum de Família como a mãe da protagonista) e relevância naquilo que tem a dizer sobre a realidade que exibe em cada sequência dramática. Numa época em que o cinema americano começa a dar visibilidade para o trabalho de cineastas e o que as mesmas têm a dizer sobre as questões de gênero e tudo aquilo que gravita na sua órbita, Noviciado é um dos mais relevantes títulos da safra. 


Novitiate, 2017. Dir.: Margaret Betts. Roteiro: Margaret Betts. Elenco: Margaret Qualley, Melissa Leo, Julianne Nicholson, Dianna Agron, Eline Powell, Liana Liberato, Chris Zylka, Denis O'Hare, Ashley Bell, Maddie Hasson, Rebecca Dayan, Chelsea Lopez. Disponível no Net Now, 123 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 'Noviciado' discute vocação religiosa e o lugar da mulher no catolicismo
'Noviciado' discute vocação religiosa e o lugar da mulher no catolicismo
https://3.bp.blogspot.com/-vH4w8qA3fxw/WrEmmNYS7ZI/AAAAAAAAZnY/3yuc-GROViQP98aBENaFmuN5M9ki9H_mACLcBGAs/s400/Novitiate.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-vH4w8qA3fxw/WrEmmNYS7ZI/AAAAAAAAZnY/3yuc-GROViQP98aBENaFmuN5M9ki9H_mACLcBGAs/s72-c/Novitiate.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2018/04/noviciado.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2018/04/noviciado.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código