Na tarde de quarta-feira (17), o The Hollywood Reporter anunciou a contratação de John Francis Daley e Jonathan Goldstein como os diretores de Flashpoint, aventura solo do herói da DC Comics Flash que deve trazer o ator Ezra Miller assumindo novamente o personagem que viveu em Liga da Justiça.
O filme seria levemente baseado na homônima saga protagonizada pelo Flash nas HQs. Nela o herói tenta mudar o curso de alguns eventos do passado e acaba trazendo consideráveis danos à linha cronológica do universo DC. É provável que a produção conte com a participação de outros membros da Liga da Justiça, como Mulher Maravilha e Aquaman.
Mas quem são John Francis Daley e Jonathan Goldstein, diretores e roteiristas relativamente menos conhecidos do que outros nomes que foram especulados ao cargo, como Robert Zemeckis (franquia De Volta para o Futuro)? E mais, o que eles têm a oferecer para o filme solo do personagem pelo histórico exibido nos cinemas até então? São estas perguntas que tentaremos responder por aqui.
Comédia
Como diretores, a dupla Daley e Goldstein conduziram o remake da comédia Férias Frustradas, de 2015, protagonizada por um elenco formado por Ed Helms, Christina Applegate, Chris Hemsworth e Leslie Mann. O longa também tinha o roteiro da dupla. A produção não foi muito bem sucedida entre os críticos, apesar de ter rendido algum lucro nas bilheterias.
O próximo trabalho da dupla na direção de um longa-metragem é A Noite do Jogo, previsto para estrear em 1º de março de 2018 aqui no Brasil. O longa conta com Rachel McAdams e Jason Bateman no elenco e traz a história de um grupo de amigos que se encontram esporadicamente a noite para brincar com alguns jogos e acabam se envolvendo em um misterioso assassinato. O longa tem um tom mais sombrio que Férias Frustradas, mas também traz os diretores no território das comédias.
Esses seriam indicativos de que a Warner/DC quer dar um tom mais descontraído para Flashpoint, coerente inclusive com o personagem que vimos em Liga da Justiça.
As informações a seguir da biografia de Daley e Goldstein corroboram com nossas suspeitas...
Homem-Aranha
Mais interessante que a trajetória de Daley e Goldstein como diretores, é a considerável carreira de ambos como roteiristas de projetos bem sucedidos, o principal deles é o elogiado Homem-Aranha: De Volta ao Lar, da Marvel, rival da Warner/DC. A reinvenção do Homem-Aranha pela Marvel nesse filme foi elogiada por críticos e fãs, inclusive, pelo tom mais descontraído e juvenil da história, não perdendo de vista a humanidade e as relações afetivas do personagem, justamente algo que um filme do Flash precisava, tendo em vista o tom estabelecido para o personagem em Liga da Justiça e aquele que deve ser um dos motes centrais dele em Flashpoint (e que, inclusive, foi introduzido no último filme da Warner/DC), a relação de Barry com seu pai.
Além de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, a dupla foi responsável pelos roteiros de Quero Matar o Meu Chefe e sua continuação, O Incrível Mágico Burt Wonderstone, com Jim Carrey e Steve Carell, Tá Chovendo Hambúrguer 2. Ou seja, todos com um "pé" na comédia.
COMENTÁRIOS