Após uma breve passagem pelos cinemas brasileiros, a animação japonesa Your Name chega ao catálogo da Netflix. Quando fora lançada em 2016, o filme, baseado num mangá japonês do próprio diretor e roteirista do filme, Makoto Shinkai, foi aclamado por críticos. Contudo, o que mais impressiona na trajetória do filme é sua repercussão com o público. Alcançando marcas de bilheteria consideráveis como se tornar a quarta maior arrecadação internacional de uma animação japonesa ou o quinto maior rendimento de um filme em língua não inglesa, o filme teve uma trajetória marcada por recordes. Assistindo a animação, são perfeitamente compreensíveis as razões da sua aceitação.
Sustentada na hipotética premissa da troca de corpos entre personagens que garantiu sucessos como Sexta-Feira muito Louca ou o brasileiro Se eu fosse você, Your Name narra a conexão e posterior história de amor entre dois jovens que vivem tal situação por uma razão que o público desconhece. Ela é moradora de uma cidade do interior do Japão e ele da grande metrópole Tóquio. Aos poucos, vivendo a vida do outro, os protagonistas de Your Name conhecem a fundo os ocupantes dos corpos onde se hospedam temporariamente e acabam se afeiçoando pelos mesmos ao saberem das razões de suas inseguranças, suas vidas familiares, hábitos culturais etc.
O filme tem um engajamento emocional latente, construindo um romance irresistível por meio de elementos como um roteiro que oferece ao espectador algumas inúmeras situações de desencontros entre outros obstáculos para a realização amorosa. A proposta é simples, mas extremamente eficiente do ponto de vista da relação do público com a jornada dos seus personagens, fazendo com que o espectador de fato torça para o encontro entre os protagonistas acontecer quando temporalidade e distância geográfica se colocam como grandes vilões da história de amor dos dois.
A animação é tomada por um visual arrebatador e bastante sofisticado do ponto de vista estético, apostando em variações intensas na paleta de cores usada em cada cena, sobretudo no momento em que um evento espacial ameaça o destino dos protagonistas. Ao mesmo tempo, também é interessante como Your Name utiliza noções de luz e sombras que aderem aos momentos dos seus personagens, sendo tomado por uma consciência cinematográfica que poucas animações feitas no regime tradicional do 2D possuem.
Simples, mas eficiente como experiência espectatorial, produzindo no espectador os efeitos que pretende causar, sem manipulação emocional ou utilizando recursos narrativos artificiais, Your Name é um filme que proporciona bons momentos para os olhos e para o coração do público. Sua premissa pode parecer batida para os mais cínicos, mas a execução da mesma é feita com tanto esmero que fica difícil ficar contra a animação.
Kimi no na wa, 2016. Dir.: Makoto Shinkai. Roteiro: Makoto Shinkai. Vozes de: Ryûnosuke Kamiki, Mone Kamishiraishi, Ryô Narita, Aoi Yûki, Nobunaga Shimazaki, Kaito Ishikawa, Kanon Tani, Masaki Terasoma, Sayaka Ohara. Netflix, 106 min.
COMENTÁRIOS